Mostrar mensagens com a etiqueta - 1982. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta - 1982. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

EUGÉNIA MELO E CASTRO - "Terra de Mel"


[POLYGRAM - 1982]

1. Beco Do Tiso
2. Diferença Horária
3. Em Milímetros
4. Vira Virou
5. Cais
6. É Assim
7. Começo De Mar
8. Terra De Mel

Nascida na mesma cidade que eu e neta do fundador da escola secundária onde também estudei, o aparecimento de EUGÉNIA MELO E CASTRO, em 1982, precisamente com este "Terra de Mel", não passou despercebido lá na terra.
Nem podia, pois a sua música, especialmente "Beco do Tiso" e "Terra de Mel", passavam com regularidade no "TNT-Todos No Top" e figuraram mesmo no top de musicas preferidas dos ouvintes do programa de Jorge Pêgo.
No disco era notória a influência da musica brasileira, algo que se tem mantido ao longo de toda a carreira da cantora, o que se explica também, na presença de vários músicos da terra de Vera Cruz, onde se destacam os nomes de; Wagner Tiso, Kleiton e Kledir Ramil.

EUGÉNIA MELO E CASTRO - "Beco do Tiso"


A: "Beco do Tiso"




B: "Terra de Mel"




[Polygram - 1982]

Este single extraído do álbum "Terra de Mel", disco que marcou a estreia da cantora covilhanense EUGÉNIA MELO E CASTRO, reúne os dois temas mais populares do disco.
No lado-A encontramos "Beco da Tiso", onde participa o brasileiro Wagner Tiso, por sua vez no lado contrário o tema "Terra de Mel", faixa que fecha o álbum e que dá nome ao mesmo.
Este dois temas receberam bastante airplay na altura, tendo ambos figurado nos mais rodados e preferidos dos ouvintes do "TNT-Todos No Top", não confundir com actual programa da Comercial.

CHEMISE - "She Can't Love You"






[Philips France - 1982]

Single de 1982 dos CHEMISE, projecto de Ricki Byars Muldrow e Ronald Muldrow, aqui na edição francesa de "She Can't Love You", com selo da Philips, embora o grupo editasse baixo "umbrella" da Emergency Records, a mesma que nos deu o excelente "Let the Music Play", da Shannon.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

EDDY GRANT - "I Don't Wanna Dance"






[Ice - 1982]

No Verão de 1982, este "I Don't Wanna Dance", de EDDY GRANT, foi sem dúvida um dos maiores êxitos da altura..
Grant já tinha tido alguns outros sucessos, mesmo no tempo dos Equals, mas nada que se comparasse com o sucesso alcançado por este single.
O tema faz parte do disco "Killer On The Rampage", álbum onde também se incluí outro clássico do cantor; "Electric Avenue".
Por cá, alem de ter direito a uma edição com capa diferente da usada internacionalmente, "I Don't Wanna Dance" também obteve enorme "airplay" na rádio, tendo feito para parte do "TNT Todos no Top", da Radio Comercial, alem da passagem do teledisco no programa "Vivámusica", emitido na RTP-1, ambos sob comando de Jorge Pêgo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TALK TALK - "Today"






[EMI - 1982]

Segundo single de "Party's Over", álbum estreia dos ingleses TALK TALK, "Today" foi o primeira tema da banda a alcançar o sucesso.
Por cá era um habitue do TNT-Todos No Top e deu a conhecer a banda a muitos, nos quais me incluo, que já seguiam de perto com alguma devoção, os também britânicos Duran Duran.

TALK TALK - "Party's Over"


[EMI - 1982]

1. Talk Talk
2. It's So Serious
3. Today
4. The Party's Over
5. Hate
6. Have You Heard The News?
7. Mirror Man
8. Another Word
9. Candy

Álbum estreia para os britânicos TALK TALK, de onde emergiram os singles de sucesso; "Talk Talk" e "Today" e também os menos bem sucedidos; "Mirror Man" e "Another World".
Por esta altura, 1982, o grupo era composto por Mark Hollis, Simon Brenner, Lee Harris e Paul Webb, tendo contado para a gravção deste "Party's Over" com a produção de Colin Thurston o mesmo por detrás dos botões nas gravações dos Duran Duran.
É mesmo mesmo movimento "new romantics", onde além da banda de Birminghan, também os Spandau Ballet, Visage, Soft Cell entre vários outros, se colocavam os TALK TALK.
Este é, de todos os álbuns do grupo, o que mais se encosta ao género "synth-pop", abandonado ao longo do resto da carreira, para dar lugar a uma vertente musical mais experimental e até jazzística.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CHANGE - "Oh What a Night"






[Polydor - 1982]

"Oh What a Night", foi o single de 1982 para os CHANGE, extraído do álbum "Sharing You Love", que marcou também a saída do vocalista James Robinson.
"Oh What a Night" é um original dos The Dells, editado originalmente na década de 50, e recriado ao longo de várias décadas e pelos mais variados artistas, entre eles, precisamente, os CHANGE.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

GERARD BERLINER - "Louise"






[Carrere - 1982]

Quando se tem um blogue como o VIVA80s, a coisa mais normal do mundo é andar sempre a rebuscar no passado e redescobrir algumas pérolas.
No entanto, e por razões diversas, mas externas a este blogue, os últimos dias tem sido verdadeiramente acima da média e neles tenho me cruzado com as mais diversas coisas, muitas delas já nem sequer me lembrava.
Este single é um desses casos. Saiu em 1982 em França, onde vendeu mais de um milhão de cópias, consta na capa da edição nacional, que este chegou ao Nº1 em França, mas há décadas que não ouvia e nem me lembrava disto.
Curiosamente, hoje que decidi rebuscar este "Louise" e falar de GÉRARD BERLINER, fiquei a saber que este actor e cantor francês acabou de falecer há poucas semanas, mais concretamente, em 13 de Outubro passado, vitima de complicações cardíacas.
Se por este lado Ocidental da Europa, o homem nunca foi muito popular, o que não admira ter caído no esquecimento, fiquei também a saber que em França, quer pela musica, quer pelos seus papeis na TV e no cinema, Berliner continuou bem junto do publico francês.
Quando decidi falar deste "Louise", tema do álbum "Voleur de Mamans" e de GÉRARD BERLINER não o fiz com esse fim, mas agora que fiquei a saber dessa triste notícia, aqui fica também a homenagem e a recordação de mais este nome da década.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

"ASIA - Heat of the Moment"

FUTURISK - "Piano Player EP"


A1. Poison Ivy




A2. Meteoright




A3. Push Me Pull You (Part 2)
B1. Lonely Streets
B2. Split Second Decision
[Clark Humphrey - 1982]

Este "Piano Player EP" foi o segundo lançamento dos FUTURISK, banda que recentemente voltou às bocas do mundo, muito por acção do James Murphy, dos LCD Soundsystem, devido a este ter escolhido uma faixa do grupo para a compilação "Colette N°5".
Os FUTURISK são considerados a primeira banda americana de "synth-punk" e são fruto da visão e pioneirismo de Jeremy Kolosine.
Este "Piano Player" surge após a separação dos elementos com que o grupo tinha gravado o single "The Sound Of Futurism 1980" e já com a participação de Richard Hess.
Mais recentemente os FUTURISK voltaram às prateleiras de discos, primeiro através da inclusão de "Meteoright" na compilação "Lost Tapes" e há poucos meses através da edição do álbum "Piano Player", onde além dos temas dos singles, encontramos também material gravado nos 80s e esquecido por mais de duas décadas.
Em ambos casos, este ressuscitar dos FUTURISK, deve-se à militância de Veronica Vasicka e da sua editora Minimal Wave.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

LIONEL RICHIE - "Truly"






[Motown - 1982]

Após a sua saída dos Commodores e do estrondoso sucesso ao lado de Diana Ross em "Endless Love", LIONEL RICHIE marca a sua estreia, em solitário, com a edição do álbum homónimo.
Estávamos em 1982 e este "Truly", um dos singles desse álbum, alcança o Nº 1 na tabela de singles americana, nas últimas semanas desse ano.
Este "Truly", assim como outros temas do seu disco de estreia a solo LIONEL RICHIE, marca o traçado musical para a década de 80, numa combinação perfeita entre pop e adocicadas baladas soul, mas bem longe do "pure funk" que caracteriza o som da banda à qual pertenceu desde finais da década de 60.
Uma vez mais, a edição nacional deste disco mereceu um capa diferente das usadas noutros países e que hoje faz dela objecto de desejo, dos fãs mais fiéis de Richie, mas também dos outros coleccionadores de edições em vinil.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A FLOCK OF SEAGULLS - "I Ran (Extended Version)"







[Jive - 1982]

Recupero hoje os A FLOCK OF SEAGULLS, banda que está com um concerto marcado para o nosso país, mesmo que da banda que gravou este "I Ran", já só reste apenas um elemento.
"I Ran" já tinha sido aqui falado, no destaco ou single do tema, hoje regressa, mas em versão mais longa, este tema que figura no álbum estreia do grupo.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

C.T.T. - "Hora de Ponta"






[Polygram - 1982]

Quando no inicio da década de 80 rebenta o fenómeno "rock português", já o Conjunto Típico Torreense corria os arredores de Torres Vedras, abrilhantando tudo quanto era baile e festa populares.
Devido à sua vasta experiência, não foi difícil o grupo apanhar o comboio do "Boom do Rock Português" e vingar no mesmo.
Encurtam a sua designação, pegando no exemplo dos G.N.R., e passam a denominar-se apenas C.T.T.
É com este nome que editam os singles de sucesso "Destruição" e este "Hora de Ponta", que como podem verificar, pelo Top Musicalíssimo ontem aqui publicado, depressa ganharam a simpatia do público e alcançaram o sucesso.
Ambos discos foram editados pela Polygram e cada um, à sua maneira, acabaram por se tornar em clássicos daqueles anos loucos do rock cantado em português.
Os C.T.T. ainda editaram o LP "Oito Encomendas Discriminadas No Verso", com produção do baterista dos Heróis do Mar, António José Almeida, mas não repetiram o sucesso que alcançaram com os singles.
Na historia do grupo fica também a primeira parte, algo acidentada, que realizaram no concerto da banda Girlschool, no qual os técnicos da banda inglesa resolveram desligar a aparelhagem e os microfones ao grupo de Torres Vedras.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

TOP MUSICALISSIMO - Março 1982


[TOP 15 LP's]
Nº1 - HUMAN LEAGUE - "Dare"
Nº2 - ABBA - "Visitors"
Nº3 - O.M.D. - "Architecture & Morality"
Nº4 - STRANGLERS - "La Folie"
Nº5 - NO NUKES - "No Nukes"
Nº6 - EUGÉNIA MELO E CASTRO - "Terra de Mel"
Nº7 - YES - "Shows"
Nº8 - ROLLING STONES - "Tattoo You"
Nº9 - ARTE&OFICIO - "Danza"
Nº10 - POLICE - "Ghost in The Machine"
Nº11 - BUGGLES - "Adventures In Modern Recording"
Nº12 - SALADA DE FRUTAS - "Se Cá Nevasse"
Nº13 - VAN HALEN - "Fair Warning"
Nº14 - IAN GILLAN - "Double Trouble"
Nº15 - DURAN DURAN - "Duran Duran"

[TOP 15 SINGLES]
Nº1 - OLIVIA NEWTON JOHN - "Physical"
Nº2 - SPANDAU BALLET - "Paint Me Down"
Nº3 - SUZY PAULA - "O Areias"
Nº4 - BUGGLES - "I Am a Camera"
Nº5 - UHF - "Estou de Passagem"
Nº6 - GRUPO DE BAILE - "Patchouly"
Nº7 - BEATNICKS - "Blue Jeans"
Nº8 - POLICE - "Every Little Thing She Does Is Magic"
Nº9 - MANUELA MOURA GUEDES - "Foram Cardos Foram Prosas"
Nº10 - SECRET SERVICE - "Flash In The Night"
Nº11 - VAN HALEN - "So This Is Love"
Nº12 - CTT - "Hora de Ponta"
Nº13 - LENA D'ÀGUA&BANDA ATLÂNTIDA - "Vigaro Cá, Vigaro Lá"
Nº14 - BOB MARLEY - "Reggae On Broadway"
Nº15 - XUTOS&PONTAPÉS - "Semen"

Na ausência de um top oficial de vendas em Portugal, cabia ao jornal MUSICALISSIMO, assim como à revista Musica&Som e ao programa TNT-Todos No Top, dar voz há aquilo que eram as preferências musicais do publico nacional, quer fosse através de voto via Postal dos CTT, quer por indicação de vendas, nos balcões de algumas das mais influentes lojas de discos do nosso país.
Neste caso particular, nesta lista de 15+ LPs e SINGLES, elaborada e publicada pelo jornal MUSICALISSIMO, a votação era feita via postal.

SYSTEM 56 - "Metro-Metro"






[Detour - 1982]

Os SYSTEM 56 formaram-se em 1981, em Cleveland, nos Estados Unidos e editaram o primeiro disco em 1982.
Foi nesse mesmo ano que regressaram aos escaparates com este single "Metro-Metro", onde se mostram em plena forma e onde podemos conferir toda a genialidade do grupo.
Quis o destino, ou a conjuntura da altura, que esta preciosidade new wave não atingisse o sucesso e reconhecimento que merecia.
Graças ao revivalismo que os 80s, e em particular a synth-pop e a new wave, tem vindo a ser alvo, estes conseguem finalmente chegar a muitos ouvidos distraídos e receber o mérito que lhes é devido.
Há poucos anos atrás, por iniciativa dos membros do próprio grupo, toda a discografia da banda foi reagrupada num CD, disponível via site dos SYSTEM 56, onde podemos também encontram 3 temas nunca antes disponibilizados.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

VANGELIS - "Missing"






[Polydor - 1989]

Embora o tema seja datado de 1982, data da realização e estreia do filme "Missing", este mesmo disco, que contem o tema principal da película Costa Gavras, só chegou ao mercado em 1989, aquando do lançamento da compilação "Themes".
No entanto, este mesmo single de "Main Theme From "Missing", é o único lançamento oficial e legalmente editado, de entre todo o material composto por VANGELIS, que consta da banda sonora do referido filme.
O álbum com toda a musica usada na película, que versa sobre o desaparecimento do jornalista americano Charles Horman, e que tem sido alvo de polémica, e até proibição, ao longo de todos estes anos, continua por editar.

domingo, 12 de setembro de 2010

V/A - SUMMER STARS '82


[Polygram - 1982]

Lado-A:
1. Abba - One of Us
2. Secret Service - Flash In The Night
3. Táxi - Cairo
4. Soft Cell - Tainted Love
5. Leo Sayer - Have You Ever Been in Love
6. Tonicha - Pulguinhas
7. Doce - Bem Bom
8. Boney M. - Felicidad (Margherita)
Lado-B:
1. Aneka - Japanese Boy
2. Orchestral Manoeuvres In The Dark - Souvenir
3. Heróis do Mar - Saudade
4. Avi Toledano - Hora
5. Tom Jones - Darlin'
6. Franscisco - Latino
7. Dino Meira - Margarida, Margarida
8. Lobo - Lobo's Gospel Show (Medley)

Mais um disco editado pela Polygram com vistas postas no mercado de Verão, neste caso em 1982, com o titulo de "SUMMER STARS".
Já aqui tinha sido referido o "SUMMER STARS'83", cabe hoje lugar à edição do no anterior, onde constam grandes clássicos dos ABBA, Secret Service, Soft Cell, Aneka, Orchestral Manoeuvres In The Dark, assim como grandes sucessos nacionais dos Heróis do Mar, Táxi, Doce, Tonicha, Dino Meira, etc...
Este disco descobri-o através de um tio meu, que nesse ano comprou a cassete do álbum e foi de lá que tive a oportunidade de ter alguns destes temas, que já eram dos meus favoritos entre os vários grandes êxitos desse ano.
Alguns deles ainda hoje, quase 30 anos depois, continuam a fazer parte das minhas audições regulares.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

SUPERTRAMP - "It's Raining Again"






[A&M - 1982]

Num dia como o de hoje, nada poderia fazer mais sentido do que este “It’s Raining Again”. Quase que a lembrar-nos que o Verão já lá vai e que os SUPERTRAMP estão quase a chegar, para mais um concerto no nosso país.
Este tema foi um dos singles de maior sucesso do ano de 1982 e foi extraído do álbum “…Famous Last Words”, o último que contou com a participação de Roger Hodgson, voz inconfundível da banda e também o seu lider até essa data.
Hodgson arriscaria posteriormente uma carreira a solo, que ainda hoje se mantêm no activo, tendo já passado varias vezes por Portugal.
O teledisco deste tema está disponível no YouTube, coisa que se vai tornando cada vez mais rara, pelo que vale a pena aproveitar e recordar. Recordo-me que a primeira vez que o vi, foi no programa "Vivámusica", que Jorge Pego levava para o ar no canal 1 da RTP.

domingo, 29 de agosto de 2010

MICHAEL JACKSON - "Someone In The Dark"






[MCA - 1982]

Se MICHAEL JACKSON fosse vivo, hoje cumpriria mais um aniversário. Foi a 29 de Agosto de 1959, em Gary, Indiana, que nasceu o por todos conhecido como "Rei da Pop".
É verdade que humanamente Michael não está vivo, mas artisticamente a sua memória continua bem viva. Muito mais que alguns músicos, jovens ou velhos, ainda no activo.
Para não deixar passar esta data em claro, o VIVA80s decidiu recuperar uma pérola escondida do seu longo repertório.
Este "Someone In The Dark" faz parte do storybook lançado com o fenómeno global que foi o filme de Spielberg, "E.T.-Extra Terrestre".
Nesse álbum, posteriormente proibido e retirado do mercado, por ordem da editora Epic, Jackson além de narrar a história do visitante que veio do espaço, canta também esta bonira balada.
O tema chegou a ter edição em single, embora apenas para fins promocionais, mas com a proibição da editora de MICHAEL JACKSON e com a consequente retirada dos discos do mercado, levou a que o tema esteve muito tempo caído no esquecimento.
Recentemente a Sony Music incluiu esta faixa em alguns lançamentos de Jackson, entre eles, na edição especial de "Thriller".
Lembremos também, que foi graças a este disco à volta do "pequeno extra-terrestre", que Michael conheceu e trabalhou com alguns dos músicos, que viriam a fazer parte e a contribuir para que "Thriller" fosse o sucesso que foi.
Quando se fala que em Novembro chegará ao mercado, um disco com temas deixados gravados por MICHAEL JACKSON, neste dia lembrado por milhões de fãs por todo o mundo, o VIVA80s não deixa que a sua musica e a sua arte caiam no "escuro".
[contra-capa]

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

WAH! - "The Story Of The Blues"






[Eternal - 1982]

Banda de Liverpool que assinou discos como; J.F. Wah!, Mighty Two, Shambeko! Say Wah!, Wah! Heat ou The Mighty Wah!.
Os WAH! era um grupo era liderado por Pete Wylie e composto por Rob Jones, Pete Younger, Washington, Colin Redmond e J.J. Tyler.
Este "The Story Of The Blues" foi o single de maior sucesso grupo, chegaria ao Nº 3 do UK Top de Singles, mas pessoalmente continuo a achar "Come Back" como a obra prima do grupo.