domingo, 23 de setembro de 2007

BRUCE SPRINGSTEEN - "Born In The U.S.A."


[COLUMBIA - 1984]

1. Born In The U.S.A.
2. Cover Me
3. Darlington County
4. Working On The Highway
5. Downbound Train
6. I'm On Fire
7. No Surrender
8. Bobby Jean
9. I'm Goin' Down
10. Glory Days
11. Dancing In The Dark
12. My Hometown

Bruce Frederick Joseph Springsteen, nasceu a 23 de Setembro de 1949, em New Jersey, mais precisamente em Freehold. É mundialmente conhecido como BRUCE SPRINGSTEEN ou "The Boss", como também por vezes é apelidado. Springteen deixou uma marca enorme nos anos oitenta.
Nesse período de dez anos, Bruce Springsteen editou 4 albuns de originais; "The River" em 1980, "Nebraska" no ano de 82, "Born in the U.S.A." em 84 e "Tunnel of Love" em 1987, para além de dois títulos ao vivo; "Chimes of Freedom" em 1988 e "Live 1975/85". Este ultimo não era um álbum ao vivo, mas sim uma caixa composta por, nada mais, nada menos, que 5 LPs (em CD são 3 discos). Algo estrondoso, até mesmo nos dias de hoje.
Mas de todos os discos, que editou durante essa década, seria sem duvida "Born In The USA" o que lhe garantiria um estatuto de celebridade mundial.
Numero um de vendas, em quase todos os países do mundo, o disco somou vendas superiores a 15 milhões de cópias vendidas, isto apenas na America.
"Born In The U.S.A." é o setimo álbum na carreira do artista e trabalho de longa-duração foram extraídos vários singles, também eles, de enorme sucesso:
- "Born In The USA", "Glory Days", "Cover Me", "Dancing In The Dark", "My Hometown", "I'm Going Down" e "I'm On Fire".
Bruce Springsteen conta no disco com a imprescindível participação da sua E. Street Band, que incluía nomes como os de Clarence Clemons, Max Weinberg e Steve Van Zandt, entre outros.
O disco é ainda hoje, um dos mais vendidos dos anos 80 e um símbolo de uma época dourada para o rock americano.
Este "Born In The USA", foi tambem o primeiro disco a ser editado em CD, no mercado norte-americano.
Recentemente adquiri uma edição japonesa do álbum, em formato de Mini LP-CD replica, que reproduz a edição em vinil, com todos os elementos que a constituíam. Vejam!

1 comentário:

BV disse...

Talvez o meu primeiro ídolo, logo seguido de Paul Young. " Born in the USA " foi dos primeiros LPs que pedi aos meus pais. Foi devoradíssimo do princípio ao fim. Pode dizer-se que é daqueles álbuns em que cada música é um single. Aprendi a gostar de música a ouvir LPs como este...