domingo, 14 de outubro de 2007

CEM MAIS - Radio Renascença FM


CEM MAIS

A rádio em Portugal, na década de oitenta, era bem diferente da rádio de hoje. Primeiro eram muito menos estações. O espectro dividia-se entre as rádios de AM (Onda Curta) e as de FM (Frequência Modulada). No caso das FMs, eram ainda muito poucas, mas acabariam por se revelar o futuro da rádio em Portugal.
A Rádio Renascença decide então apostar no FM, oferecendo uma programação mais jovem, para competição directa com a Rádio Comercial. Mantendo no AM, uma programação mais madura e com um certo cariz rural.
Assim passamos a ter a RR-OM e a RR-FM. Esta última, alguns anos mais tarde, daria lugar ao que hoje conhecemos como RFM.
Com Jaime Fernandes (o homem da Musica Na América) ao leme do Grupo Renascença, as mudanças começaram a fizer-se sentir. Assim a RR (também conhecida como Rádio Reagen), abraçaria um modelo que na América, precisamente de Ronald Reagen, se tinha instituído. Falo claro das “playlists”.
A 28 de Outubro de 1985, a Rádio Renascença FM, lança a sua grande aposta. Ao projecto foi dado o nome de “CEM MAIS”. Uma lista (playlist) de 100 temas, que durante a semana (de Seg. a Sex.) ocupava o éter no horário 10h/19h.
Esta aposta mudaria para sempre a rádio em Portugal e faria da RFM (projecto futuro da RR-FM) a líder de audiências em Portugal.
Os 10 primeiros temas desta lista de 100 músicas, recebiam o nome de “Hitpicks”, que lhe conferira o direito de rodagem, no mínimo, três vezes por dia, no decorrer de uma emissão de 9 horas diárias.
Inicalmente a lista estava afecta a todos os programas da estação, no horário compreendido entre as 10h e as 19h, mas como CEM MAIS, era transmitida das 14h às 19h. No programa das 10h/12h, que se chamava "A Loja do Mestre André", de Marcos André, era passada também musica desta lista, mas ainda com um regime de programa de autor. Isto terminaria pouco tempo depois.
A lista era uma escolha da equipa da rádio e não dos ouvintes. Aos ouvintes era dada a possibilidade de votar nos preferidos e dessa votação surgiria o Top25, que teria direito a um lugar próprio e não influenciava os CEM MAIS.
Um facto a sublinhar, que contrasta totalmente com a actual postura da RFM, é que a lista dos CEM MAIS era, na realidade, uma lista de 95 temas.
A equipa responsável deixava em aberto 5 lugares para as novidades, que surgissem no mercado no decorrer dessa mesma semana. A ideia era manter a lista, o mais actualizada possivel. Neste "caldeirão", cabiam ainda alguns “flashbacks”, ou seja, temas antigos que mereciam passagem, em jeito de recordação.
Enfim, uma ideia interessante seguida aqui ao lado, na vizinha Espanha, pela Cadena Ser, com os seus “40 Principales” (hoje nome de um canal próprio, apenas dedicada à playlist), mas que em muito se desvirtuou e tornou a rádio actual, numa rádio sem vida e excessivamente repetitiva.
De qualquer forma, como tudo neste blog, o que importa é recordar uma época, uma era da qual fizemos parte, activa ou passivamente, mais do que fazer julgamentos de valor.
Assim sendo, aqui fica a menção do VIVA80s, a um periodo e um projecto, que acabou por também influenciar, de certa maneira, a nossa forma de ouvir e conviver com a rádio.
Abaixo apresento-vos a lista de 95 temas, que fizeram parte da semana inaugural dos CEM MAIS, no FM da Rádio Renascença, com emissão a partir de 28 de Outubro de 1985.

Sem comentários: