terça-feira, 11 de dezembro de 2007

JERMANIE JACKSON - 53 anos

JERMAINE JACKSON, nascido a 11 de Dezembro de 1954, completa precisamente hoje, a bonita soma de 53 anos de vida. É conhecido mundialmente pela sua carreira nos Jackson 5, mas também como irmão das estrelas Michael e Janet Jackson.
Jermaine foi outro dos membros do clã Jackson, a apostar numa carreira a solo e fê-lo mesmo, enquanto ainda pertencia aos Jackson 5. Grupo onde foi “frontman” e "lead-singer", até o pequeno Michael ter ganho sobre si, todas as atenções e ofuscado Jermaine.
Com uma carreira extensa, mesmo sem os seus irmãos, ou seja, em nome próprio, Jermaine Jackson nunca conseguiu manter-se na primeira linha, oscilando entre discos mais bem ou não tão bem sucedidos. Não só na década de setenta, mas também na década de 80. Com a saída dos Jackson 5, da editora Motown, Jermaine foi o único que se manteve vinculado a esse selo discográfico. Em parte, pelo facto de estar casado, à época, com a filha do líder da editora Motown. Dá-se assim desta forma a ruptura entre Jermaine e os seus irmãos, que de ora avante passariam a ser conhecidos como Jacksons, em vez de Jackson 5. Entre 1972 e 1982, período em que esteve ligado à Motown, Jermaine Jackson edita 9 álbuns:
1972 – « Jermaine »
1973 – « Come Into My Life »
1976 – « My Name is Jermaine »
1977 – « Jermaine »
1978 – « Frontiers »
1979 – « Let’s Get Serious »
1980 – « Jermaine »
1981 – « I Like Your Style »
1982 – « Let Me Tickle Your Fancy »

os ultimos três, já na década de oitenta.
Vive-se por esta altura o apogeu da popularidade de “Thriller” e Michael Jackson é elevado ao estatuto de “The King of Pop”.
Não se encontrando satisfeito com o decorrer da sua carreira a solo, Jermaine assina contrato com a Arista, onde Clive James, conduzia os destinos da etiqueta.
Resultado deste novo contrato, surge aquele que por muitos é considerado, o melhor álbum a solo de Jermaine Jackson. Estávamos em 1984 e o disco recebe o titulo de “Jermaine Jackson” no mercado americano e “Dynamite” no mercado europeu.
1984 – « Dynamite »
1. Dynamite
2. Sweetest Sweetest
3. Tell Me I'm Not Dreamin' (Too Good To Be True) (Duet With Michael Jackson)
4. Escape From The Planet of the Ant Men
5. When The Rain Begins To Fall (Duet With Pia Zadora)
6. Come To Me (One Way Or Another)
7. Do What You Do
8. Take Good Care Of My Heart (Duet with Whitney Houston)
9. Some Things Are Private
10. Oh Mother

Do álbum são extraídos vários singles, de onde se destacam, “Sweetest Sweetest”, “Do What I Do” ou ainda “Dynamite”. Na Europa consegue um êxito ainda maior, com o single da banda sonora de “Voyage of the Rock Aliens”, onde Jermaine assina um dueto com Pia Zadora. Certamente lembrar-se-ão do tema “When The Rain Begins To Fall”.
Nesta revitalização de carreira, Jermaine Jackson, realiza mais alguns duetos, que fazem parte do álbum, mas que não foram editados em single. Ainda assim, conseguiram alguma popularidade. Por exemplo com Whitney Houston, no tema “Take Good Care of My Heart” incluído em “Dynamite” e em “Whitney Houston (1st album)”, mas também com o seu irmão Michael em “Tell Me I’m Not Dreamin’”.
Por esta mesma altura, Jermaine regressa ao Jacksons, com os quais grava e edita o álbum “Victory”. Nele se incluem o conhecido “State of Shock” e o single “Torture” onde Jermaine e Michael dividem a parte vocal do tema.
Até final da década, repetindo-se o que tinha acontecido na Motown, Jermaine editou mais alguns álbuns;
1984 – « Precious Moments »

1. Do You Remember Me?
2. Lonely Won't Leave Me Alone
3. Give A Little Love
4. Precious Moments
5. I Think It's Love
6. Our Love Story
7. I Hear Heartbeat
8. If You Say My Eyes Are Beautiful (Duet With Whitney Houston)
9. Voices In The Dark
10. Words Into Action


1989 – « Don't Take it Personal »

1. Climb Out
2. Don't Take It Personal
3. Make It Easy On Love (Duet With Miki Howard)
4. So Right
5. I'd Like To Get To Know You
6. Two Ships (In The Night)
7. Rise To The Occasion (Duet With La La)
8. Feel The Need
9. Next To You
10. Don't Make Me Wait


Uma vez mais, não conseguiu manter o mesmo nível de sucesso, tendo levado gradualmente, ao quase desaparecimento do cantor, das prateleiras das lojas de discos.
Hoje Jermaine LaJaune Jackson, completa 53 anos, vive no Bahrain e desde a sua conversão ao Islão adoptou o nome de or Muhammad Abdul Aziz.

Sem comentários: