sábado, 22 de dezembro de 2007

TOP25 - 80's Christmas Songs - #1 / 5

Último lote de canções de Natal, que completam assim este Top, das 25 mais representativas da quadra natalícia. Assinalável é sem dúvida o facto, de neste lote cimeiro, encontrarmos apenas temas de 1984 e 1985. Ao que parece, os mais produtivos, no que toca a temas marcantes, dedicados ao Natal. Sobretudo 1984, o ano de todos os temas de Natal. Reparem quantos temas de 1984, figuram nesta modesta lista de 25. É sem dúvida assinalável. Aqui fica o "top five":

1º - BRYAN ADAMS – “Christmas Time” (1985)





Escolher o número 1 dos temas de Natal, não foi tarefa fácil. Isto quando temos temas como, “Last Christmas”, “Do They Know It’s Christmas”, “Merry Christmas Everybody”, “Thank God It’s Christmas” ou até mesmo “The Power of Love”. Mas “Christmas Time” é na opinião do VIVA80s, o tema dos temas de Natal dos anos 80. Primeiro pela melodia do tema, mais natalicia era impossivel, depois assinado por Bryan Adams, também ele um icon da década, e pela letra do próprio tema. Só inicio já diz tudo “We waited all through the year, for the day to appear…” Assim sendo, não restavam dúvidas. Bryan Adams merece este lugar cimeiro, da lista de 25 temas mais emblemáticos, dos anos 80, dedicados ao Natal.
"Christmas Time" foi editado em single e podemos encontrar nesse mesmo disco, uma versão do tema, a fugir para o reggae, que recebeu o nome de “Reggae Christmas”. "Christmas Time" não foi incluído em nenhum dos “Best Of…”, do rocker a canadiano, mas pode ser encontrado em algumas compilações de Natal, editadas CD.
Fica também aqui a letra completa do tema, para cantar em voz alta e porque não reflectir. O que o Bryan diz, faz todo o sentido, até parece simples, mas infelizmente, no dia 26 já nenhum de nós se recorda disso. É pena, que afinal o Natal, não seja quando um homem quiser.


We waited all through the year
for the day to appear
when we could be together in harmony

You know the time will come
peace on earth for everyone
and we can live forever in a world where we are free
let it shine for you and me

There's something about Christmas time
something about Christmas time
that makes you wish it was Christmas everyday

To see the joy in the children's eyes
the way that the old folks smile
says that Christmas will never go away

We're all as one tonight
makes no difference if you're black or white
'cause we can sing together in harmony

I know it's not too late
the world would be a better place
if we can keep the spirit more
than one day in the year
send a message loud and clear

[ Chorus: ]
It's the time of year when everyone's together
we'll celebrate here on Christmas day
when the ones you love are there
you can feel the magic in the air -
you know it's everywhere
There's something about Christmas time
something about Christmas time
that makes you wish it was Christmas every day

To see the joy in the children's eyes
the way that the old folks smile
says that Christmas will never go away

[ Repeat chorus ]

Please tell me Christmas will never go away


2º - WHAM! – “Last Christmas” (1984)

Quem não se lembra deste “Last Christmas”? Estávamos no Natal de 1984 e aquele inesquecível vídeo, em que George Michael se perde de amores, pela namoradinha de Andrew Ridgley, fazia as delícias dos nosso finais de Sábado, na contagem semanal dos discos mais vendidos. Na rádio também rodava insistentemente. Impossível se tornar num dos maiores clássicos de sempre. Natal sem “Last Christmas” não é Natal.

3º - QUEEN – “Thank God It’s Christmas” (1984)

Numa fase em que “I Want To Break Free” ou “Radio Ga-Ga” eram sucessos mundiais, os Queen gravam e editam em single, este “Thank God It’s Christmas”. Tornou-se facilmente, num clássico obrigatório, desta época do ano.

4º - BAND AID – “Do They Know It’s Christmas” (1984)

Um dos maiores clássicos dos 80s. Super grupo com as maiores figuras do pop rock da época, não se tornou apenas, no tema obrigatório do Natal de 84, mas de todos os natais dessa data em diante, O single tornou-se no disco mais vendido de sempre em Inglaterra e lançava q semente para algo ainda maior. Ou seja, o inesquecível “Live Aid”. Hoje quase 25 anos depois, infelizmente a razão e as palavras de ordem deste single, continuam a fazer todo o sentido. Isso é que é preocupante.

5º - SHAKIN’ STEVENS – “Merry Christmas Everyone” (1985)

O “elvis dos anos 80” conseguiu com este tema, em 1985, o topo do Top de singles inglês. Na verdade o tema foi gravado para ser editado em 1984. Mas para não coincidir com o impacto brutal, causado pelo projecto Band Aid, este viu a sua edição adiada por um ano. A atitude revelou-se certeira, já que o sucesso de vendas foi estrondoso. Mas não seria isso que impediria este tema, de se tornar um verdadeiro clássico “pop” de Natal.

Sem comentários: