segunda-feira, 25 de abril de 2011

IK MUX - "Novo Estado Novo"


Nada mais adequado para a data de hoje, do que trazer à memória o tema dos IK MUX, precisamente intitulado "Novo Estado Novo".
Ora nem mais, nem menos, que o regime deposto pela revolução do 25 de Abril, que hoje comemora mais um aniversário.
Para assinar a data, destaco este tema da banda, na altura, composta por Armando Teixeira, Paulo Coelho e Luis Paiva, em que são recuperados discursos de Oliveira Salazar, aliados a uma das aventuras lusas, mais bem conseguidas, no campo da música electrónica de cariz mais alternativo.
Este mesmo tema foi imensas vezes rodado por mim e pelo meu comparsa Rogério Costa, nas nossas emissões do programa "Filhos da Pátria", na recta final dos anos 80 e principio de 90, nos emissores da Rádio Clube da Covilhã.
Usamo-lo obviamente em maqueta, pois a edição propriamente dita, só aconteceu na década de 90, a quando do lançamento do CD "Alma de Insecto". Aliás, foi essa versão do CD que foi usada no vídeo que incluo neste "post".
Na minha opinião, esta nova versão ficou sempre a anos-luz da originalmente incluída pela banda na sua maqueta de 1988. Se a qualidade de gravação, obviamente, foi melhorada, os novos arranjos introduzidos no tema ficaram sempre aquém do potencial da versão original, incluída também, na edição em cassete da editora bracarense Facadas Na Noite, a compilação "Insónias".


Informação sobre os IK MUX, retirada do site http://anos80.no.sapo.pt/ikmux.htm
"Em Setembro de 1986, Armando Teixeira (guitarra, voz), Luís Paiva (teclas) e Pedro Cabral (baixo) juntam-se para formar os Ik Mux.
O nome do grupo foi inspirado no nome do pintor Edvard Munch. As suas principais influências centravam-se na música Alternativa/Dance/Industrial na onda dos Clan of Xymox ou Dance Society.
O primeiro concerto foi no 5º concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous. Ainda antes das meias finais desse concurso ocorrem algumas modificações na formação.
Paulo Coelho (ex-Dinamo Ibérica) inicia-se como vocalista (através de uma resposta a um anúncio publicado no jornal Blitz) e Pedro Cabral é substituído temporariamente por Jorge Dias (ex-Dinamo Ibérica). O grupo é eliminado na meia-final que teve como vencedores os Sitiados.
Gravam o teledisco de "Novo Estado Novo" [tema em que samplaram a voz de Salazar] no espaço do Clube Português de Artes e Ideias, na Feira de Indústrias de Cultura (1989).
Este teledisco, realizado por José Pina, ganhou o primeiro prémio num festival do Porto, em 1990".

Discografia:
Alma do Insecto (CD, Polygram, 1994)

Colectâneas
Insónias (1989) - NOVO Estado NOVO
Cybernetic Biodred Transmission (1992) - 1º Encontro Entre Lugosi e Garbo
Coma - International Sample (1992) - Toda a Atracção Pelo Choque me Trai
Corrosão Cerebral (1992) - Germe

8 comentários:

Unknown disse...

Um bom artigo e adequado à data no entanto gostaria de rectificar que os elementos são Armando Teixeira, Paulo Coelho e Luis Paiva (os três que aparecem no video)

J.Soares disse...

Tenho essa dúvida. se Luis Paiva ou Pedro Cabral. Ambos fizeram parte do inicio, mas irei confirmar qual deles ainda restava na altura da gravação deste video.
obrigado de todas as formas pelo alerta

André Leão disse...

Uma das grandes bandas portuguesas. Seguia-os com atenção (assim como a editora Facadas na Noite), e lembro-me de chegar a vê-los num programa popularista da RTP no inicio dos 90's. Não me recordo é qual era o programa...

J.Soares disse...

na RTP participaram no concurso Rock Rendez Vous. Mas qualquer semelhança entre esse da TV e do RRV, era mesmo só no nome.
eu descobriu os IK MUX pela cassete INSONIAS da Facadas na Noite. Confesso que o CD "Alma de Insecto" me desiludiu um bocado. Especialmente nos temas que já conhecia da maqueta.
a unica edição que existe (acho eu) em CD do projecto KLANg (do ex-IkMux, Luis Paiva) teve responsabilidade minha. foi no CD Portugal Rebelde, que eu e o Marco Aurelio (Factor Activo) fizemos em 1992, se a memoria não me falha.

André Leão disse...

E lembras-te dos grande Lucretia Divina?

J.Soares disse...

sim claro. O Jose Valor é que já não está neste mundo. era um dos maiores mobilizadores da cena de Viseu (Lucretia, Major Alvega, Centro Pesquisas Ruido Branco, etc...) e já vinha dos Bastardos do Cardeal

André Leão disse...

Ando há anos à procura do vídeo do Maria (que tenho numa velhinha VHS), mas não o consigo encontrar... :(

Unknown disse...

Soares, Confirmo-te o que te disse antes, Luís Paiva esteve sempre na banda. Podes ver o link
http://pwp.netcabo.pt/0235553501/ikmux/ikmux.html