quarta-feira, 30 de abril de 2008

MADONNA - "Like A Virgin"


[Sire - 1984]

1. Material Girl
2. Angel
3. Like a Virgin
4. Over and Over
5. Love Don't Live Here Anymore
6. Dress You Up
7. Shoo-Bee-Do
8. Pretender
9. Stay

Cerca de um ano e meio depois da estreia, MADONNA regressa aos discos. E que disco!!!
"Like A Virgin" seria o início da "madonnómania", que elevaria a cantora americana ao topo dos tops mundiais.
Com este álbum MADONNA tornar-se-ia num fenómeno mundial e num verdadeiro icon dos anos 80. Não só pela sua música, mas também pelo seu visual. MADONNA passa a partir desse momento, a ser uma figura incontornável da pop mundial e ainda hoje assim permanece, por todos apelidada da "raínha da pop".
Para este disco MADONNA recruta agora os serviços de Nile Rodgers, membro integrante dos Chic e produtor com créditos firmados, que pouco antes tinha assinado o bem sucedido "Let's Dance" de David Bowie.
Com Rodgers nos comandos, a música de MADONNA ganha uma nova dimensão e vai muito alem da simples e singela "disco sensation", que tinha deixado no ar, a quando da edição do seu disco de estreia.
Do álbum foram extraídos 5 singles, sendo "Like a Virgin" o primeiro deles, sendo também o primeiro a atingir o Nº1 dos tops mundiais. Quer o LP, quer o single e agora também o videoclip (teledisco), tornam-se êxitos massivos de proporções quase galácticas.
Recorrendo sempre ao trunfo da imagem e à cada vez mais predominante MTV, MADONNA projecta-se como uma figura irreverente, controversa e provocante.
A imagem é cada vez mais aproveitada por diversos artistas, mas MADONNA é a primeira artista feminina a dominar nesse campo e a impor as suas próprias ideias.
Ponto importante nessa sua projecção, foi sem duvida a sua actuação nos MTV Video Awards, onde MADONNA aparece em palco saída de um bolo de noiva e vestida como tal, rebolando-se pelo palco enquanto interpreta “Like A Virgin”.
Segue-se a edição em single de "Material Girl", outro Nº1, que define bem a imagem e as intenções de MADONNA no mundo do "show biz".
O vídeo recorre à imagem de Marilyn Monroe, à qual durante anos, MADONNA acabou por ficar associada.
São ainda editados em single; "Angel", "Dress You Up" e "Love Don't Live Here Anymore", mas falham em atingir o “top one” das principais tabelas de vendas.
O álbum "Like A Virgin" supera aos 11 milhões de cópias vendidas e mantêm-se até hoje como o disco mais vendido da carreira da cantora.

Sem comentários: