segunda-feira, 7 de abril de 2008

MANUEL GÖTTSCHING - "E2 E4" - 25 anos depois


Com todas as recentes edições comemorativas, quer dos 25 anos de “Thriller”, quer outras e ainda o recente desaparecimento de Klaus Dinger, nome grande da cena “kraut/electronica” alemã, lembrei-me de trazer aqui em destaque uma outra obra importantíssima dos anos 80.
Falo do álbum “E2 E4” de MANUEL GÖTTSCHING, elemento activo da cena “krautrock” alemã, que também foi objecto de edição comemorativa, muito recentemente.
O disco foi gravado em 1981, mas apenas viria a ser editado 3 anos, após a sua gravação.
O disco, uma peça única gravada por este membro das bandas Ash Ra Tempel, Ashra, Cosmic Jokers, etc… revolucionaria a musica electrónica e ainda hoje é referido como legado por uma vasta série de nomes, quer ligado às correntes electrónicas, quer à dance-music.
Recentemente o próprio Manuel Göttsching, através da sua editora MG-Art, reeditou esta obra em formato CD. Um digipak muito cuidado e de edição limitada, comemorativa do seu 25º aniversário do lançamento do disco.
Ao mesmo tempo, o líder e mentor da DFA e dos LCD Soundsystem, James Murphy, assinava com este seu famoso projecto um trabalho para a Nike, onde assumia toda a influência deste disco de Manuel Göttsching.
A “homenagem” não foi muito bem entendida pelo músico alemão, o que levou a que a edição física do disco, não continuasse com o seu artwork idêntico ao de “E2 E4”.
Em 1984, a quando da edição original em LP, “E2 E4”, devido às restrições das edições em vinil, viu-se forçado a ser cortado em duas partes.
Apenas alguns anos mais tarde, já com o CD como formato dominante, seria possível ouvirmos a obra na íntegra, sem cortes, nem mudanças de lado A para lado B, como originalmente Manuel Göttsching a tinha gravado. “E2 E4” é uma peça instrumental e integral que ultrapassa os 54 minutos de duração.
Nesta belíssima edição especial, o compositor alemão, brinda-nos com uma descrição histórica de como tudo aconteceu. Os porquês, as datas, o material usado, as peripécias que rodearam a sua edição, etc… Um disco histórico, agora, ainda mais recomendável que nunca.
A edição não é fácil de encontrar, mas ainda andam por ai uns exemplares, tentem na loja FLUR, por exemplo.


Capa da edição original em vinil:

Imagens das "labels" da edição original em vinil:


Imagens da edição comemorativa do 25º aniversário:



Sem comentários: