quarta-feira, 23 de abril de 2008

NARADA MICHAEL WALDEN


NARADA MICHAEL WALDEN. Este nome dito na voz de Adelino Gonçalves, ganha outro significado e trás à memória, muitos programas deste senhor da rádio, nos belos tempos da sua “Discoteca”, no FM da saudosa Rádio Comercial. Narada Michael Walden era referido por Adelino Gonçalves, quase diariamente, mesmo não rodando nenhum tema do mesmo. Isto porque nessa altura, Narada Michael Walden, estava sobretudo ligado a muitas das produções de sucesso, que preenchiam o programa de Adelino Gonçalves e os tops um pouco por todo o mundo. Embora a sua carreira tenha começado muito atrás, com a participação em várias bandas, que nunca acabaram por singrar, mas é nos finais dos 70s que consegue o seu contrato discográfico e chega ao mercado o disco estreia “Garden of Love Light”. No entanto é na década seguinte, muito mais como produtor que em nome próprio, que Narada Michael Walden se torna num nome incontornável do mundo da música. Com a sua assinatura ou produção temas de Aretha Franklin, Mariah Carey, Whitney Houston, Gladys Night, Starship, Lionel Ritchie, Sheena Easton, Kenny G, Sisters Sledge, Pointer Sisters, Four Tops, Regina Bell, Natalie Cole, Patti Labelle, Ammi Stewart, Herbie Hancock, Al Jarreau entre muitos, muitos outros, tornam-se enormes sucessos, elevando o nome de Narada Michael Walden ao topo do top dos produtores da altura. Entre os anos de 1984 e 1987 Narada vive um período de enorme reconhecimento, que culmina, ao ser distinguido como produtor do ano de 1987. Na década seguinte irá arrecadar mais alguns Grammies, pela banda sonora de “Bodyguard”, onde Whitney Houston é estrela principal. Por falar em bandas sonoras, foram várias as que Narada M. Walden esteve associado; Beverly Hills Cop II, Perfect, Waiting to Exhale, License to Kill, The Bodyguard, Jason's Lyric, 9 1/2 Weeks, Crooklyn, Free Willy, The Associate, etc...etc...
Deixo aqui uma pequena lista de temas de sucesso, que tiveram o dedo de Narada Michael Walden, principalmente na produção:
Aretha Franklin – Freeway of Love
Aretha Franklin/George Michael – I Knew You Were Waiting For Me
Shanice – I Love Your Smile
Mariah Carey – Vision of Love
Whitney Houston – I Wanna Dance With Somebody
Whitney Houston – How Will I Know
Whitney Houston – todos os temas da banda sonora de Bodyguard)
Gladys Knight – License to Kill (banda sonora de James Bond)
Clarence Clemmons – Hero
Jermaine Stewart - We Don't Have to Take Our Clothes Off
Starship – Nothing Gonna Stop Us Now


Mas este nativo de Kalamazoo, no Michigan, nascido a 23 de Abril de 1952, faz precisamente hoje 56 anos, tem também uma carreira discográfica em seu nome, merecedora da nossa atenção. Desde a sua estreia em 1977 até 1988, ano que editou o seu último disco em nome próprio, Narada lançou um total de 9 álbuns:
1977 Garden of Love Light
1978 I Cry, I Smile
1979 Awakening
1979 The Dance of Life
1980 Victory
1982 Confidence
1983 Looking at You, Looking at Me
1985 The Nature of Things
1988 Divine Emotions (usando apenas o nome de Narada)

Actualmente Narada Michael Walden mantêm-se no activo, como membro integrante dos Temple of Soul, onde divide funções com Clarence Clemons (E.Street Band), T.M. Stevens e Vernon Ice Black.
Deixo-vos alguns videos, de temas clássicos de Narada Michael Walden e ainda uma entrevista com Narada, na altura de enorme sucesso como produtor:

Narada Michael Walden - Gimme Gimme Gimme


Narada Michael Walden - Reach Out



Narada - Divine Emotions


Narada Michael Walden - "Hitmaker: An Interview '88"

Sem comentários: