domingo, 4 de maio de 2008

MADONNA - "Like A Prayer"


[Sire - 1989]

1 - "Like A Prayer"
2 - "Express Yourself"
3 - "Love Song" (dueto com Prince)
4 - "Till Death Do Us Part"
5 - "Promise To Try"
6 - "Cherish"
7 - "Dear Jessie"
8 - "Oh Father"
9 - "Keep It Together"
10 - "Spanish Eyes"
11 - "Act of Contrition"

Chegados ao final da década de oitenta, MADONNA apresenta o trabalho maior da sua carreira, até então, “Like A Prayer”. Um disco mais adulto, demonstrando que MADONNA também cresceu e soube levar consigo, o seu público base.
Fugindo, definitivamente, do seu estilo mais “naif”, consegue neste álbum rasgados elogios da crítica e ao mesmo tempo manter o desempenho comercial, que tinha alcançado com os discos anteriores.
O álbum beneficia também de um investimento brutal, em termos de promoção, sobretudo devido à associação milionária que a cantora estabeleceu com a Pepsi-Cola. Quem não se lembra da estreia do vídeoclip de “Like A Prayer”, anunciado com bastante antecedência e estreado em horário nobre na maioria dos canais mundiais.
Este mesmo vídeo, acabaria por manter MADONNA no centro das polémicas, desta vez usando a provocação religiosa, que já anteriormente, tão bem usar para seu proveito.
Religião, sexo e assuntos tabu, sempre foram a gasolina no motor da carreira de MADONNA. Este teledisco não fugiu à regra e toda a celeuma criada à volta do mesmo, fez com que própria Pepsi rompesse o contrato publicitário com a artista.
MADDONNA sempre soube, que nada melhor que como uma boa polémica, para se colocar ou se manter nas bocas do mundo. Essa deve de ter sido a ideia inicial da cantora e para não variar, sortiu efeito
Este álbum daria vários singles de sucesso, começam pelo tema titulo “Like A Prayer”, que dava mais um Nº 1 a Madonna e continuando assim a estabelecer recordes. O mesmo caminho levaria o seguinte single “Express Yourself”, o tema que também se afirmou nas pistas de dança, tendo para isso beneficiado de remisturas de Shep Pettibonne. Ainda hoje, conjuntamente com “Vogue”, este é um dos temas mais apelativos, em termos de pista de dança, de toda a carreira da cantora.
Seguiram os singles; “Cherish”, “Oh Father”, “Dear Jessie” e “Keep It Together”, este ultimo apenas em alguns países.
Facto relevante neste disco, é sem duvida, a participação de Prince no tema “Love Song”. Embora seja apenas mais um tema no disco e longe do que se poderia esperar de uma colaboração galáctica deste nível, foi importantíssima, para que Madonna beneficiasse de uma outra imagem mais credível, sobretudo junto da critica e de um certo segmento do publico, normalmente, não muito virados para a música de Madonna Ciccone.

Sem comentários: