[FFRR - 1987]
Este "French Kiss" de LIL LOUIS é um verdadeiro clássico da “dance-music”. Por muito que não seja lembrado como um clássico dos 80s, a verdade é que o é.
Este maxi-single chegou ao mercado no final da década, mais precisamente em 1987, e arrasou por completo, não só nas pistas de dança, mas também fora delas.
“French Kiss” é ainda hoje um verdadeiro “club-monster”, capaz de encher qualquer pista de dança por esse mundo fora.
LIL LOUIS, ou Louis Burn, o seu nome verdadeiro, era um DJ da nova “house-scene” de Chicago, proprietário do clube “Future”, onde foi ganhando experiência nas técnicas de “editing”. Na década de 80, arrisca as suas primeiras produções em nome próprio, mas seria apenas na parte final da mesma que acabaria por chegar ao sucesso.
Este “French Kiss” foi originalmente editado pela editora do próprio LIL LOUIS e foi posteriormente licenciado e acabando por alcançar um massivo sucesso global, no ano de 1989. Convêm relembrar que o tema acabou por alcançar o Nº 2 no UK Top 20 de Singles.
Nesta altura, finais dos 80’s, são inúmeras as edições de “house”, “acid”, etc… que começam a povoar o mercado e os tops. Muitos são hoje verdadeiros clássicos, apontando direcção para o que se seguiria.
Todos nos lembramos do inicio da década de 90 e do verdadeiro fenómeno que se tornou a “club culture”. (Há por ai alguém a pensar na “madchester”?).
Se muitos dos discos do período 1978/79, têm mais a ver com que conhecemos como “som dos 80s”, do que propriamente com a sonoridade mais característica dos 70's, também a maioria das produções de 88 e 89, estão mais ligadas à imagem que temos dos 90’s, o que depois nos faz associa-los a essa altura e não à década de 80. Este “French Kiss” é apenas um exemplo.
Isto só vem uma vez mais provar, que uma década é muito tempo e que os 80s são muito mais diversificados, do que a maioria continua a tentar fazer parecer.
Para quem, como eu, frequentava o Numero Uno, nos arredores da Covilhã, certamente este tema acabará por lhes trazer inúmeras boas recordações, de excelentes noites passadas naquele inesquecível espaço.
2 comentários:
A recordação que tenho deste tema é do ano de 1989. Passava muito aqui nas rádios regionais de Castelo Branco e claro, era um escândalo quando estávamos na pista da discoteca Oscar (em Alcains) e se começava a ouvir a rapariga a gemer. Por essa altura tinham começado a aparecer inúmeros temas ligados ao "house" e ao "acid" e este era um dos que mais se destacou, por motivos óbvios! Para mim, foi aqui que terminaram verdadeiramente os anos 80. A mudança de som foi verdadeiramente notória. Havia até quem garantisse que este novo tipo de som tinha sido proibido em Inglaterra por "fazer mal à cabeça"... he, he, bons tempos!!
concordo contigo Paulo!
já se tinha passado o mesmo no fim dos 70s, tb nos 80's os ultimos anos a musica associa-se mais à decada seguinte.
Enviar um comentário