quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

V/A - LUSO POP


[CD | iPLAY - 2008]

ALINHAMENTO:
01 Bombom - Concha
02 Ali-Babá (Um Homem Das Arábias) - Doce
03 Playback - Carlos Paião
04 O Senhor Extraterrestre - Amália Rodrigues
05 Povo Que Lavas No Rio - António Variações
06 O Rapaz Do Cubo Mágico - Lara Li
07 Da Da Da - Herman José
08 Só Falei Para Dizer Que Te Amo - Marco Paulo
09 Como O Macaco Gosta De Banana - José Cid
10 Leva-Me Ao Cinema - Gabriela Schaaf
11 Tu E Eu - Né Ladeiras
12 Flor Sonhada - Manuela Moura Guedes
13 Salva-Vidas - Clube Naval
14 Baile Final - Anamar
15 Amor (Partes 1 E 2) - Herois Do Mar
16 Cairo - Taxi
17 A Vida Num Só Dia - Rádio Macau
18 Video Maria - GNR


Já saiu no mercado há algumas semanas, mas tem passado praticamente despercebida, esta compilação dedicada ao "pop nacional"(?), editada pela iPLAY. O ter passado quase despercebida, não admira, pois se fizermos uma consulta no próprio site da iPLAY, somos surpreendidos com a informação de que tal disco não existe. Exmos Srs. responsáveis pela iPLAY, isto nos dias de hoje, é no minímo, ridículo!
Bem, mas voltando à compilação "LUSO POP", digo-vos que nela encontramos algumas preciosidades difíceis de encontrar até aqui em CD, mas outras inutilidades, que ficam difíceis de digerir no meio de uma selecção interessante.
Exemplo dessas coisas dispensáveis, está a inclusão do "Como o Macaco Gosta de Banana" do José Cid, ou pior ainda, o "Só Falei Para Dizer Que Te Amo" do Marco Paulo. Num dos momentos mais ridículos da carreira do "homem dos caracóis", durante toda a década de 80. Tirando esses 2 momentos, que eu diria "infelizes", todo o restante alinhamento, é um bom exemplo da produção "pop portuguesa", que marcou a primeira metade da década de 80. Isto porque todos os temas do alinhamento do disco, são anteriores a 1985.
Não quero deixar de destacar aqui, a excelente ideia de incluir algum material do catalogo "Fundação Atlântica", no caso, a ANAMAR e também o CLUBE NAVAL. Aliás, há muito deveria de ter sido editada uma antologia do catalogo dessa editora, quase "embriónica" de um "movimento editorial independente nacional". Deixo-vos o alinhamento completo do disco, que pode agora ser adquirido a melhor preço, através do site CDGO.COM. Aproveitem, apoiem a música nacional. E como antigamente se podia ler nos discos; "MÚSICA É CULTURA".

5 comentários:

glb disse...

A primeira vez que ouvi falar desta compilação foi num programa de rádio (talvez na Antena 3). Quem compilou os temas foi o Rodrigo Affreixo (ex-jornalista do Blitz). Gosto do tema do José Cid mas dispensava o tema do HJ (mas que penso que não esteja na compilação de há 2/3 anos). A escolha do Marco Paulo deve ser uma pequena provocação do RA. Eu também me fartei rapidamente do original. Quanto ao Marco Paulo até gosto de algumas coisas: Tão Amantes Que Nós Fomos, Mulher Sentimental,Canção Proibida, Ninguém Ninguém, Sou Tão Feliz, Tu Só Tu. Até comprei a compilação que a VC editou com temas antigos para oferecer à minha mãe :)

Também sou apreciador da qualidade da dupla Nuno Rodrigues/António Pinho:

Outro disco que comprei à data do lançamento (Video - Gabriela Schaaf) e que é hoje uma raridade nunca reeditada. Este álbum de estreia é a primeira grande demonstração do génio da dupla António A. Pinho/Nuno Rodrigues como escritores de canções pop, em actividade paralela à Banda do Casaco. Tem um tema disco fantástico ("O Amor é Mais"), canções muito simples, tiques new wave, bossa nova... E a voz inconfundível de Gabriela Schaaf, de quem ainda hoje sou fã e que, infelizmente, nunca mais gravou nada a partir de 1986. Aqui, também podia ter escolhido os singles "Teu Ponto Final", de Lara Li, ou "Qualquer Dia, Quem Diria", de Concha - dois outros exemplos da arte Pinho/Rodrigues no mesmo ano.

Rodrigo Affreixo em declarações ao Público (2002) a própósito da festa "Super Cock"

http://anos80.no.sapo.pt/gabrielaschaaf.htm

glb disse...

O pop é muito abrangente. Sempre achei que os meus gostos eram mais "pop" do que "rock". Não gostei nada do apogeu das boy e girl bands que aligeiraram demasiado a música pop.

No miau.pt está à venda o disco dos Xokmaio (que já foi referido neste blog)e gostava que fosse feito um post para saber os nomes dos componentes. É sempre engraçado saber que determinada pessoa +/- conhecida era de um grupo que conhecemos mesmo que superficiamente.

Anónimo disse...

pois... tenho de perder um tempo a ripar alguns vinis e falar mais deles. tenho ali alguns que merecem.
Xokmaio, Ana e as Suas Irmãs, Popeline Beige, Francisco D'Azurem, Kutchi-Kutchi e estrangeiras também Dreamers, Nancy Nova, Fahrenheit 104, etc..

DrAlternative disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J.Soares disse...

david, pena teres apagado o comentário.
a esse preço tb comprava uma cópia, pena não ter nenhum feira nova perto!