sábado, 17 de janeiro de 2009

TOP DISCO


Hoje o TOP DISCO regressa ao VIVA80s. Já não era sem tempo!
Ultimamente não tenho dado destaque a este clássico da década, mas é sempre bom recordar, quem era quem, nas tabelas de vendas portuguesa, nos longínquos e saudosos anos 80.
Hoje proponho um regresso até aos últimos dias de 1984, com uma tabela de vendas, já claramente marcada pelos gostos natalícios. Facilmente atestado pelo alto numero de compilações de êxitos, que povoavam os lugares cimeiros das vendas.
Esta tabela foi apresentada no TOP DISCO, como era habito, ao Sábado à tarde, no dia 29 de Dezembro, no canal 1 da RTP.
A apresentação, nessa altura, estava a cargo de ANTONIO DUARTE (foto que acompanha este post), que ainda hoje continua a manter vivo o seu projecto musical D.W. ART. Podem visita-lo no myspace: www.myspace.com/dwartmusic

Outros "TOP DISCO" já aqui apresentados anteriormente:

TOP DISCO [17 Novembro 1984]

8 comentários:

glb disse...

Deixo aqui uma ideia para um site que pudesse ter os tops portugueses antigos. Não era preciso ter tudo bastava incluir algumas tabelas mais por curiosidade e não por sistematização (ter tudo).

A partir de 2003 já há o

http://portuguesecharts.com/archive.asp

Para trás poderia copiar-se estas dos top disco, juntar as do velhoblitz (pode ser mesmo parte da página não será necessário transcrever) e mais algumas. A data do post poderia ser a data da tabela de forma a que fique em arquivo de acordo com o ano da mesma.

Podia juntar-se as seguintes:

http://guedelhudos.blogspot.com/2007/10/grande-prmio-do-disco.html

O Grande Prémio do Disco era uma espécie de top que existiu em Portugal em 1965/66

http://lojadeesquina.blogspot.com/2007/10/os-jornais-de-msica.html

http://coisasdeoutrostempos.blogspot.com/search/label/M%C3%BAsica%20e%20Som

Eu tenho algumas publicadas na TV Guia com o "Top Disco" e o "Super Trinta" e talvez uma ou outra mais tardia.

A diversidade até poderia ficar engraçado.

Fica aqui a ideia.

A wikipédia holandesa tem os tops todos desde a década de 70. Em portugal nem sequer existia informação correcta sobre as vendas.

Pode ser que a Associação de Fonogramas (antigamente chegou a chamar-se Uneva e outros nomes mais complicados) tenha alguma dessa informação compilada.

glb disse...

http://nl.wikipedia.org/wiki/Nummer_1-hits_in_de_Nederlandse_Top_40_in_1965

se calhar é so os nºs 1 mas deve ter dado muito trabalho.

Em portugal teríamos o que normalmente lembramos:

"Quando O Coração Chora"
"Still Loving You"
"I Just Called"
"Woodpeckers..."
"Um Dia de Domingo"
"Lover Why"

Mas há outros e alguns (se calhar) até bastante curiosos.

De vez em quando havia alguns nomes curiosos nas tabelas (não tenho cópia desses tops) como o "Allouete" que era da banda sonora de uma novela (Pai Herói?) ou o Michel Sardou com "Vladimir Ilitch" que entrou directamente para nº1 (se não me falha a memória).

Anónimo disse...

alguns que falas são mais 70s que 80's. Por exemplo esse da banda sonora do Pai Heroi, é antes dos 80s.

glb disse...

A ideia não era apenas focar essa década embora tenha sido a partir do Top disco que tenha começado uma melhor sistematização da análise de vendas. Os tops do "Musica & Som" eram feitos com base em algumas das lojas mais representantivas.

O "Pai Heroí" é de 1979 no Brasil. Mas cá em Portugal davam sempre mais tarde.

Li agora que a cantora era filha da Janete Clair e do Dias Gomes. Pensei que era um tema francês.

O "You need Me" da Anne Murray (prái de 76/7)também entrou nos tops de 80 por causa de uma novela.

http://www.youtube.com/watch?v=e3rp49jjwzg

A novela tinha algumas coisas engraçadas mas o Tony Ramos e a Elizabete Savalla andavam sempre zangados (estica/estica). Era dificl acreditar que iriam viver felizes para sempre após o fim da novela.

Houve tempos em que não podíamos perder um episódio. Ainda me lembro quando falhava a luz ou quando um colega tinha de ver para depois contar o resumo. :)

glb disse...

Esqueci-me de indicar que as Carinas actuais devem ter tido origem nessa novela já que o diminuitivo do nome da personagem da Elisabete Savalla. (Também há muitos márcios e lilis por causa de outra, penso que era no "Astro")

Anónimo disse...

completamente de acordo, todos os Marcios deste pais devem o seu nome ao Márcio Hayalla, personagem do Tony Ramos, na novela O ASTRO!

glb disse...

Usando como fonte os jornais Blitz que vão aparecendo no blog ovelhoblitz (ou seja de Nov/84 a Agosto/85) o single do Stevie Wonder teve 12 semanas em primeiro lugar (contei a semana anterior mas já poderia estar antes dessa data). O "USA For Africa" teve 10 ou 11 semanas. Campeões dessa altura, mas com menos semanas, foram Scorpions, Videokids, Baltimora e "Last Xmas".
O "Nikita" é mais para o fim do ano.

Anónimo disse...

tenho o Blitz do 1 ao ultimo, mas não permite tirar essa duvida, se o Nº1 com mais semanas em Portugal foi o NIKITA ou o JUST CALLED TO SAY I LOVE YOU, porque no 1º Blitz já o STEVIE WONDER era Nº 1. Agora quando o alcançou é o que não sei dizer.
Já pedi à AFP essa informação, mas ou não tem registos, ou não facultam, a verdade é que não me foi dada resposta.