sábado, 4 de abril de 2009

O Velho Blitz


Depois de alguns dias de ausência, sobretudo devido a problemas com o meu computador pessoal, estou de regresso aos "posts", neste espaço dedicado à década de 80.
Há já algum tempo, que devia ter aqui falado nesta nova aventura cibernauta, chamada "O VELHO BLITZ", mas devido a esta ou aquela razão, esse destaque tem ficado sempre para mais tarde.
Mas acho que está mais do que na hora, de divulgar a missão peregrina de Paulo Ramoa.
Sendo eu um conhecido fã e colecionador do "velho" jornal Blitz, do qual possuo os numeros todos, do 1º ao último, não podia deixar de louvar a iniciativa, o trabalho e até a paciência, que o Paulo Ramoa está a por em prática, partilhando com todos os interessados, os 52 numeros do primeiro ano de existência do Jornal Blitz.
Fâ-lo através de um blog ao qual deu o apropriado nome de O VELHO BLITZ. Por lá podem "folhear" as paginas dos jornais, com mais de 25 anos e reviver o que foram aqueles tempos, não só em termos musicais, mas também em termos jornalisticos no nosso pais. Até a esta data o Paulo Ramoa já disponibilizou 23 numeros, mas semanalmente adiciona mais alguns. Mantenham-no debaixo de olho.

2 comentários:

glb disse...

Tenho alguns números desse primeiro ano mas é muito mais fácil de consultar através da net. Por isso é um trabalho muito meritório.

Logo que li o post sobre os Nova lembrei-me que tinha estado no top da música & som e que chegou a aparecer uma pergunta no Blitz-D. Rosa mas que não lhe souberam responder. Hoje em dia, com a internet, fica tudo muito mais facilitado.

Por falar em tops. Costumava acompanhar o top da música & som através da Rádio Porto e às vezes pela revista TV TOP. Nunca comprei a revista M&S.

Hoje encontrei um site italiano com os tops. Fui logo procurar os anos em que apanhei a RAI mesmo sem ter satélite. Lembro-me da Gianna Naninni (I Maschi/Bello Impossible), Scotch (Mirage), Mango (Bella d'estate), Jill Jones (Mia Bocca), etc... O "Ti Sento" dos Matia Bazar era anterior e tinha ouvido no Europa Countdown.

http://www.hitparadeitalia.it/hp_weeks/hpw_1987.htm

Gosto muito do "Una Storia Importante" e do "Adesso Tu", ambos do Eros Ramazzotti, mas não gosto dos temas dele que tiveram mais sucesso, mesmo em Portugal.

A TV Guia costumava publicar a tabela do TOP disco (depois Super Trinta) e o top Europeu. Ainda tenho vários tops desses. Tinham os temas e indicavam os países onde estavam a ter sucesso. Depois ainda tinha o nº 1 dos tops de cada pais, o top de álbuns e outro de dança.

Alguns dos nomes franceses que apareciam davam numa rádio local. "T'en VA Pas" de Elsa, "Les Demons de Minuit" dos Images (a versão em inglês teve algum sucesso em portugal-Love Emotion Tonight), "Ouragan" de Stefanie.

Espanha com "Puerta de Alcalá" de Vitor Manuel e Ana Belén ou o "A Quien Importa" (Alaska e Dinarama)que parecia o "You Spin Me Round", os Kissing The Pink a terem sucesso em Itália e o Joe Cocker com o tema do 9 1/2 semanas apenas a ter sucesso em itália e logo no nº1.

Anónimo disse...

grande contribuição. Isto é mais que um comentário, é um verdadeiro "post".

Quando falas dos tops franceses e espanhois, devido a ter crescido no interior, tinha a facilidade de no Verão os jovens filhos de imigrantes, virem sempre carregados de novidades. Nunca faltavam os temas de maior sucesso lá em França. Esses que falas e muitos outros.
Sobre o caso espanhol, a coisa era diferente, pois muito do que fui descobrindo no meio da década de 80, foi sobretudo na TVE, através dos programas de música, especialmente o "TOCATA", mas tambem atraves da radio, quer da 3 da RNE, quer da Cadena SER, bem diferente da que ainda hoje existe. Logo os nomes espanhois eram tão conhecidos, para mim, como os internacionais ou os portugueses que saiam na altura. Esse tema da Alaska por acaso até tenho, se bem que gosto mais da fase dela com os "Pegaboides", especialmente o "Bailando", tem uma linha de baixo "mortifera".
Da Musica&Som comprei 2, 3 numeros, mas não os guardei, como muita pena minha, da TV guia muitos mais, mas tambem foram sendo perdidos.
Enfim!
Fica a porta aberta para mais contribuições destas. Abraço!