quarta-feira, 15 de abril de 2009

VANGELIS (O.S.T.) - "Chariots of Fire"


[Polydor - 1981]

1. Titles (3:33)
2. Five Circles (5:20)
3. Abraham's Theme (3:20




4. Eric's Theme (4:18)
5. 100 Metres (2:04)
6. Jerusalem (by The Ambrosian Singers)(2:47)
7. Chariots Of Fire (20:41)

Graças a esta banda sonora do filme “Chariots of Fire”, o grego VANGELIS, não só obteve o reconhecimento do grande público, assim como obteve o seu primeiro grande “hit” universal.
Alem de ter obtido também um Óscar da Academia de Hollywood.
De entre as 7 faixas que compõe o álbum, “Tiles” acabou por ser a que mais se evidenciou. Tendo sido editada em single, deu também a VANGELIS um Nº 1 nas tabelas de vendas. Não só na Billboard, mas em diversos outros Tops mundiais.
O tema é hoje um verdadeiro clássico, não só dos 80s, não só do cinema, mas um verdadeiro clássico da música em geral.
No disco encontramos outros temas, também eles bastante conhecidos. Por exemplo o tema titulo do filme, apresentado no LP na sua versão de 20 minutos e 41 segundos, ou ainda “Eric’s Theme”, outro dos mais populares do álbum.
Mas por cá, no nosso pais, também o “Abraham’s Theme” se pode considerar bastante popular. Se bem que não nesta interpretação original de Vangelis, mas numa versão do saxofomista Ernie Watts, a trazer por aqui um destes dias.
O tema é usado, na versão de Ernie Watts, há mais de 20 anos, por João Chaves, na abertura do seu “Oceano Pacifico”.
No alinhamento do disco poderão escutar o tema original de Vangelis, o tal “Abraham’s Theme”, que certamente irão reconhecer à primeira, mesmo sem o som do habitual saxofone, que tão popular se tornou.
Para terminar uma pequena curiosidade. Numa imagem disponível no site Discogs, da edição nacional em LP de “Chariots of Fire”, ficamos a saber pela etiqueta que se encontra na contra-capa do disco, que o preço do LP era na altura de 390$00 (escudos), como quem diz, 1,95€.
Sobre o filme em si, que em Portugal ficou conhecido como “Momentos de Glória”, falarei por aqui numa outra ocasião.

Sem comentários: