sexta-feira, 15 de julho de 2011

TREVOR HORN (15 de Julho 1949) - 62 anos


TREVOR HORN, um dos maiores produtores de sempre!
Um mago dos botões, um visionário da produção musical, quando produzir musica, era muito mais que fazer uns simples "beats".
TREVOR HORN está intimamente ligado com a década de 80. Muita da musica mais memorável e intemporal, gravada e editada naquela década, tem dedo deste senhor.
Com um passado musical iniciado nos 70s, numa breve ligação ao "discosound", Horn termina a década assinando um dos seus melhores momentos e antecipando o que se viria a tornar, musicalmente, a década seguinte. Esses minutos mágicos, dão pelo titulo de "Video Killed The Radio Star", lançado no mercado como Buggles, que é como quem diz; TREVOR HORN e Geoff Downes (Yes, Asia, etc...).
Este projecto teria vida, apenas em mais um álbum; "Adventures In Modern Recording", mas a dupla ainda se manteria unida, numa passagem relâmpago pelos Yes.
Dai em diante, TREVOR HORN estava decidido no que pretendia seguir, tocar numa banda, não era de certeza o seu caminho.
Coloca o seu nome na ficha de produção de discos de grupos como os ABC, os Dollar, China Crisis, Yes, etc... e caminha para criar uma das mais espantosas editoras de todos tempos, a ZTT.
Horn, Stephen Lipson e Paul Morley, sob esta denominação algo estranha, Zang Tumb Tuum, como tem diz, ZTT Records, moldam por completo a industria musical dos anos 80.
TREVOR HORN pode finalmente, dar asas à sua criatividade produtiva e passar os seus dias por detrás dos botões, criando assim, algumas das melhores obras de toda a década.
O seu primeiro "rebento", recebe o nome de Art of Noise. Estava lançada a semente da ZTT e do poderio produtivo de TREVOR HORN. O mundo preparava-se então para os Frankie Goes To Hollywood, os Propaganda, Andrew Poppy, a regressada Grace Jones e um sem numero de outros discos, quer com o carimbo da ZTT, ou apenas com assinatura de TREVOR HORN, como responsável pela produção.
No curriculo de Horn, consta também a versão maxi-single de "Do They Know It's Christmas", do projecto de solidariedade Band Aid, onde ao instrumental do tema, juntou algumas mensagens dos participantes no disco.
Mas seria com Seal e o tema "Kiss From a Rose", já na década de 90, que este musico e produtor britânico, receberia o seu unico Grammy da sua extensa e excelente carreira.
Até ao dia de hoje, em que completa a bonita soma de 60 anos de idade, Horn nunca deixou de se manter em actividade. Recentemente produziu as Escala, grupo saído do programa "British Got Talent", mas dos 80 até agora, muitas foram as produções que receberam assinatura do mestre. Muitos foram os grupos ou artistas que requisitaram os serviços deste verdadeiro mago dos botões.
Actualmente, em que muita da musica passou a ser gravada em simples estúdios, ou mesmo em casa, bastando para isso um simples computador e um software de fácil acesso, muitas vezes falamos da diferença que existe para com os temas mais antigos. Talvez a razão se explique, pela falta da visão, do know-how de homens da musica e dos estúdios com por exemplo TREVOR HORN. Talvez também assim se explique, a longevidade da musica produzida há mais de 2 ou 3 décadas, em contraste com a cada mais curta durabilidade da musica actual.
TREVOR HORN é um desses mestres, do tempo em que produzir um disco, não estava ao alcance de qualquer um.
Deixo-vos algumas das mais emblemáticas produções do mestre;
- Buggles, Frankie Goes To Hollywood, Propaganda, Grace Jones
...mas poderiam ser imensas outras.

2 comentários:

glb disse...

sugeria um etiqueta "produtores". Em 80 e pouco deu na RTP um concerto com os YES e tocaram um ou outro tema dos Buggles. Só mais tarde é que percebi que os dois também fizeram parte do grupo.

Anónimo disse...

pertenceram ambos aos Yes, na saida do Rick Wakeman e do Jon Anderson.