sexta-feira, 7 de agosto de 2009

JOHN HUGHES Jr. [18/02/1950 – 6/08/2009]


JOHN HUGHES faleceu vitima de ataque cardíaco.
No mundo da 7ª arte, não é um nome que nos desperte de imediato a visão da sua obra, mas a verdade é que, para quem viveu os anos 80, este senhor foi só o responsável pela existência de filmes como; The Breakfast Club, onde deu nas vistas na sua banda sonora, um tema chamado "Don't You Forget About Me" ou Pretty In Pink, uma vez mais com uma banda sonora soberba, diversas vezes eleita a melhor banda sonora da década de 80.
Mas atenção, estas 2 fitas não viviam só da musica, ambos filmes são dignos de ainda hoje merecerem atenção.
Alem destes 2 filmes, JOHN HUGHES, num período entre 1983 a 1989, assinou mais 9 fitas, o que totaliza 11 filmes de Hughes, que chegaram às salas de cinema, na década de 80:
National Lampoon's Vacation, em 1983, Sixteen Candles, que foi realizado pelo próprio Hughes e que estreou em 1984. No ano seguinte, Breakfast Club, de onde os Simples Minds saltaram para a ribalta e ainda Weird Science, com uma banda sonora altamente recomendável e que se tornou um filme de culto da juventude, sobretudo americana. Neste Weird Science marcavamos reencontro com a sensual "woman in red", Kelly LeBroc.
Em 1986 chegava Pretty In Pink e Ferris Bueller's Day Off, este ultimo a contar com a direcção de John Hughes. Some Kind of Wonderful, bem ao estilo de Pretty In Pink e Planes, Trains and Automobiles, no habitual tom de comédia, com Steve Martin no principal papel, são as suas duas obras, chegadas às salas de cinema no ano de 1987. Ano seguinte, outras duas fitas; She's Having a Baby com o "footloose" Kevin Bacon e musica do "police" Stewart Copeland e The Great Outdoors com o "ghostbuster" Dan Aykroyd no papel principal.
No fim de década, o já inumeras vezes exibidos nas tardes de Domingo da Tv portuguesa, Uncle Buck onde se destaca Macaulay Culkin, apenas um ano antes da sua explosão global em "Sozinho em Casa". Também este com dedo de John Hughes, mas já na década seguinte.
Como vêm, JOHN HUGHES Jr., director, escritor e produtor de cinema, tem o seu lugar na galeria dos incontornáveis dos 80's.
Faleceu ontem, dia 6 de Agosto de 2009, quando visitava a família em Nova Iorque. R.I.P.

3 comentários:

glb disse...

RIP

Bandas sonoras com muitos temas ingleses que normalmente não tinham sucesso nos EUA.

Lembro-me de uma que chegou ao top 10 e que tinha grupos como os Smiths. O que não era muito lógico mas parece que as "college radios" davam muito destaque ao alternativo das ilhas britânicas ao contrário dos dias de hoje que foram contaminadas pelo "r&b".

Anónimo disse...

mas o "Don't You Forget About Me" foi um sucesso global.
Curiosamente o tema, segundo foi noticiado na altura, foi escrito e pensado para Bryan Ferry, mas este recusou! Fez mal, mas os SIMPLE MINDS agradeceram.

Claudia Matos Silva disse...

Dei esta noticia na rádio...mas penso que passou um bocado ao lado das maior parte das pessoas...