quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"A Minha Primeira BRAVO"


Partilho hoje, com todos vocês, aquela que foi a minha primeira BRAVO.
Trata-se do Nº19, de 1984, com data de saída em 3 de Maio, daquele mesmo ano.
Obviamente eu adquiri-a uma semana mais tarde, que era o tempo que levava para cá chegar, aos quiosques, cada novo numero desta mítica revista alemã.
Era eu um jovem, quase a completar 14 anos e na altura estudava na Escola Secundária Campos Melo na Covilhã.
Até esse dia costumava apenas ver a BRAVO nas aulas, às escondidas, ou nos intervalos, já que duas colegas de turma costumavam compra-la, praticamente, todas as semanas.
Mas este numero marcou-me. Até porque não havia nada parecido no mercado português. Como vêem, a capa e o poster central era de Billy Idol, que por aqueles dias também lhe descobria temas como "Eyes Without a Face", "Rebell Yell", "Dancing With My Self" ou "White Wedding".
Mas havia mais;
- KAJAGOOGOO, DEPECHE MODE, NENA, THOMPSON TWINS, QUEEN, NIK KERSHAW, VAN HALEN, CYNDI LAUPER, DURAN DURAN...etc... Toda a nata, que a malta curtia na altura.
E os autocolantes? Bem, que cena!
Magníficos para decorar alguns cadernos e pastas, acompanhados de alguns recortes da revista. Uma tara!
As fotos que vos mostro hoje, não são, obviamente, da revista que comprei em 1984, mas sim de um exemplar completo e em perfeito estado, que chegou hoje no correio.
Levei anos até encontrar um exemplar desta revista, de que tão boas recordações tinha. E acreditem ou não, hoje ao folhe-a-la, não só recuei 25 anos, como até o cheiro, tão característico do papel ou da impressão da BRAVO, foi possível voltar a sentir. Estou mesmo a ficar velho!!!
Bem, oxalá também vos traga algumas memórias e vos faça reviver os belos tempos da Secundária, nos longínquos e loucos anos 80.








5 comentários:

André Leão disse...

também a tinha. E os autocolantes ainda os guardo... :)

Anónimo disse...

que fixe!
é para isto que esta coisa do blog serve. partilhar as recordações de uma época!

André Leão disse...

Costumava retraça-la toda toda para servir de capa aos cadernos e livros da escola...

Anónimo disse...

também eu, por isso é que a "minha" não resistiu tanto tempo. agora arranjei esta, o que está um primor, impecável para uma revista com mais de 25 anos.

memyselfandi disse...

:) Adorei o texto! Eu também comprava sempre. Fazia como o André, forrei muitas capas com recortes da bravo e com os autocolantes. Mas eu forrei foi o meu quarto com aqueles posters gigantes tipo puzzle, não sei se se recordam. Não podia perder uma edição ou o poster já não se completava. Ah! Fiz dos A-ha e dos Duranies completos e comecei uma data deles... Agora fiquei como o Bonga "Lágrimazinha no canto do olho"!