sexta-feira, 6 de novembro de 2009

BLITZ Nº1 - Saiu há 25 anos


Dia 6 de Novembro de 1984, faz hoje precisamente 25 anos, era lançado em Portugal, o numero inaugural do semanário musical BLITZ.
Um projecto que durou 1124 semanas, até ser convertido, no que hoje conhecemos como a revista BLITZ. Toda uma geração cresceu e educou-se, com a ajuda deste simples pasquim.
Este BLITZ Nº1 era feito de apenas 16 paginas, mas indicava já o horizonte daquilo, em que este projecto se pretendia afirmar.
Liderado por Manuel Falcão e com sede na Rua Sacadura Cabral, 26, ali para os lados de Dafundo, escreviam nas paginas deste BLITZ inaugural nomes como por exemplo, o recentemente desaparecido António Sérgio, Luis Pinheiro de Almeida, Luis Vitta, Rui Monteiro, Quico, Luis Peixoto, Carlos Simões, aos quais se juntavam outros que apareciam indicados na ficha técnica; Rui Pego, Manuel Cadafaz de Matos, António Duarte, João Filipe Barbosa, João Manuel Alves (Açores), Moema Silva, Pedro Pyrrait, Serge Clemmens (Hamburgo).
Nesta edição histórica, a capa coube a SIOUXSIE SIOUX, que estava de concerto marcado para o Pavilhão do Restelo, mas ao longo das curtas 16 paginas, o BLITZ dizia-nos ainda:
- "Os discos que Vamos ter", dava-nos as noticias em "OK!" ou "A Toque de Caixa", destacava a recém chegada Sade, "O Novo Murmúrio Americano" dos R.E.M., a "Leitaria Garrett" de Vitorino, as paginas centrais eram dedicadas a Siouxsie and the Banshees, na "Loja de Musica" os "Sons Computorizados" eram analisados por Quico, os Video-Jogos num olhar de Carlos Simões, sobre um Jogo de F1, falava-se ainda da Brigada Victor Jara e o seu novo disco, "Histórias de 6 de Novembro" assinado pelo "fã nº1 dos beatles em Portugal", Luis Pinheiro de Almeida, "Até Jazz", "Sons Ao Vivo Na Noite", alem dos discos editados nessa semana com "A Escolha do Blitz" e as criticas aos mesmo em "Este Mundo ...e o Outro", finalizando com uma página dedicada aos Tops; Nacional (Top Disco), Americano, Inglês, "Cor do Som", da renascença FM, da "Pista de Dança do Rock Redez-Vous" e ainda a "Lista Rebelde do Som da Frente".
Um pouco do nosso mundo, há 25 anos atrás, que pode ser visto, para quem não deu os 20,$00 que custava esta preciosidade ou já não a tem em casa, no sempre útil OVELHOBLITZ.
PARABÉNS AO BLITZ!!!!

Como fã e coleccionador dessa mítica publicação, já por varias vezes aqui fiz referencia a ela, que podem sempre consultar nos posts:

Sem comentários: