quarta-feira, 4 de novembro de 2009

LANÇA-CHAMAS - Radio Comercial


Quando se fala de António Sérgio, ao contrário do que muitas vezes se pensa, nem todos vêem nele o senhor do "SOM DA FRENTE. Há uma grande parte da malta da minha geração, aquela que passou a sua juventude nos 80's, que recorda o grande mestre pela sua costela de divulgador de "heavy-metal".
Isto deve-se a que, além do "SOM DA FRENTE", António Sérgio foi também um dos divulgadores e contribuidores para a crescente popularidade, no nosso país, da musica mais pesada, vulgo "hard'n'heavy".
O programa emitido nas tardes de Sábado, na antena da Rádio Comercial FM, levava o nome de "LANÇA-CHAMAS" e com ele uma geração inteira aprendeu, descobriu ou expandiu o seu gosto, pela musica de bandas como os;
- Iron Maiden, Metallica, Megadeth, Manowar, Scorpions, AC/DC, Gary Moore, Def Leppard, Ratt, Motley Crüe, Poison, Loudness, Y&T, Dokken e muitos, muitos outros.
As emissões do programa começaram em 1983, inicialmente, com uma hora de emissão semanal, mas devido à grande aceitação por parte do publico, o programa passou para duas horas semanais, nas tardes de Sábados, entre as 16 e as 18 horas. O programa manteve-se em antena, até ao início dos 90.
Este acabou por ser a semente de um sem numero de programas idênticos, que foram aparecendo um pouco por todo o país, nas recém chegadas rádios piratas e locais.
Um dos "filhos" deste projecto é António Freitas, actual divulgador destas correntes pesadas na Antena 3, que nos idos 80's foi assistente de produção de António Sérgio, precisamente neste programa "LANÇA-CHAMAS".

Sem comentários: