sábado, 21 de novembro de 2009

THOMPSON TWINS - "Into The Gap"


[Arista - 1984]

1. Doctor! Doctor!
2. You Take Me Up
3. Day After Day
4. Sister Of Mercy
5. No Peace For The Wicked
6. The Gap
7. Hold Me Now
8. Storm On The Sea
9. Who Can Stop The Rain

Por vezes dou por mim a pensar, como é que nos anos 80, sem net, sem TV 24sobre24, com pouca ou quase nenhuma imprensa disponível, como é que conseguíamos conhecer, descobrir, aprofundar tanta coisa?
É algo que só era possível, por sermos uma geração curiosa, interessada, decidida, desejosa de conhecimento. Só assim se consegue explicar, que com tão pouco recursos, se conseguisse o que se conseguia. Este álbum, para mim, é um exemplo.
Os THOMPSON TWINS, em Portugal, nunca foram um fenómeno de popularidade, tirando uma ou outra musica que passava na rádio, essa sim super importante para nos dar a descobrir e conhecer muitas coisa, não era fácil saber muito mais sobre eles.
Havia a revista BRAVO, mas alem de ser escrita em alemão, também não tinha como se ouvir as musicas. Mesmo assim, a verdade é que os THOMPSON TWINS foram sendo descobertos e seguidos de perto. Confesso que sempre fui um desses seguidores. Sempre me interessei pela musica da banda e tive uma grande ajuda, vinda do outro lado de lá da fronteira. Isto porque os "nuestros hermanos" gostavam mais deles, do que quem na altura, tinha as rédeas do poder mediático (imprensa, rádio, tv) em Portugal.
Devido a algumas passagens de telediscos e até actuações na TV espanhola, sempre foi conseguindo manter-me em contacto com o grupo. Isto sem contar com as noticias que iam saindo na alemã Bravo.
Este "Into The Gap", 4º álbum do grupo de Tom Bailey, Alannah Currey e Joe Leeway, foi o álbum da banda que mais me marcou, com diversos temas a terem grande sucesso.
O lançamento do disco foi precedido pelo single "Hold Me Now", estavamos ainda em 1983, mas outros se seguiram, quase todos eles com sucesso. "You Take Me Up" acabou por ser o mais bem recebido pelos ingleses, alcançou o Nº 2 da tabela de singles, mas tenho na ideia, ter sido a Alemanha quem mais os acarinhou.
"Doctor! Doctor", "Sister of Mercy" e "Gap" foram os restantes temas editados em formato sete polegadas.
A produção do álbum foi dividida entre Bailey e Alex Sadkin, o mesmo que já tinha produzido o anterior "Quick Step and Side Kick" ou ainda "Seven and The Ragged Tiger" dos Duran Duran, vários álbuns de Grace Jones, entre vários outros.
"Into The Gap" foi um dos discos mais vendidos de 84, com vendas superiores a 5 milhões de copias, segundo se regista na Wikipédia.

Sem comentários: