sábado, 21 de novembro de 2009

TINA TURNER - "Private Dancer"


[Capitol - 1984]

1. I Might Have Been Queen
2. What's Love Got To Do With It
3. Show Some Respect
4. I Can't Stand The Rain
5. Private Dancer
6. Let's Stay Together
7. Better Be Good To Me
8. Steel Claw
9. Help
10. 1984

Um dos regressos mais bem sucedidos de 1984, foi sem duvida o de TINA TURNER.
Este disco contou com uma equipa de luxo, quer a nível de músicos, de compositores ou produtores, onde se incluem nomes como Mark Knopfler e John Illsley dos Dire Straits, Rupert Hine, Martyn Ware e Glenn Gregory dos Heaven 17, Joe Sample, Jeff Beck e muitos, muitos outros.
O disco foi bem recebido nos 5 continentes, tendo alcançado posições de destaque, em praticamente todos os mais importantes "tops". Em Portugal, por exemplo, o disco chegou a Nº1 e liderou durante algumas semanas a tabela de LPs portuguesa.
Do dez temas, que compõe o alinhamento original do disco, 7 foram extraídos em single.
O primeiro deles foi "Let's Stay Together", editado no ano de 1983, antecipando a chegada de "Private Dancer" às lojas. A este seguiu-se "Help", versão para o original dos Beatles, mas o tema não conseguiu grande performance, nem nas "charts" nem nas rádios.
Seria o single seguinte, "What's Love Got To Do with It", o que realmente abriria caminho para a ascensão de "miss hot legs", a um estatuto de estrela de primeira linha.
Os outros temas editados em single foram, "Better Be Good To Me", "Private Dancer", "I Can't Stand The Rain" e "Show Some Respect". Este último, apenas no mercado norte americano (EUA e Canadá), tal como o single "Help!", que só tinha sido lançado no Reino Unido e alguns países europeus.
"Private Dancer", o º5 álbum a solo de TINA TURNER, depois de desfeita a dupla com Ike Turner, o seu ex-marido, fez a cantora, na altura já com 45 anos de idade, encontrar o caminho certo para a sua carreira.
Depois deste, vários outros discos de sucesso se foram sucedendo, ao longos das várias décadas seguintes.
Ela está ai de novo nas lojas, não só com um mais um disco ao vivo, "Tina Live", mas também com "Beyond - Buddhist and Christian Prayers", ao lado das cantoras Dechen Shak-Dagsay e Regula Curti.

Sem comentários: