Este documentário, da autoria de Michael Buerk, exibido na BBC, no dia 23 de Outubro de 1984 e posteriormente difundido por todas as cadeias de televisão mundiais, mostra o lado mais negro deste planeta.
Numa década que assumia níveis elevadíssimos de desenvolvimento, de melhoria nas condições de vida, na esperança de vida, no bem estar e um imenso nível de confiança na posteridade e num futuro e num mundo melhor, assiste pela "caixa mágica" ao lado mais cruel, absurdo e desumano ou seja a morte pela fome.
Quando o mundo ocidental criava riqueza e oferecia um futuro quase perfeito, mesmo ali ao lado, num outro continente, todos os 30 minutos, alguém morria por falta de alimentos.
Este documentário, foi como um cair de novo na realidade. Algo não estava, afinal, tão bem quanto parecia ou nos queriam fazer crer. Se nada fosse feito, um pais africano, no caso a Etiópia, pura e simplesmente seria disimado pela fome e pela tragédia.
Enquanto o poder politico e as grandes potencias mundiais afagavam o seu ego em armas nucleares e programas de "guerra das estrelas", alguém, que até ai, apenas se limitava a fazer musica, canta-la e fazer disso o seu "day living", decidiu fazer história e dar uma esperança à Etiópia e ao mundo.
Bob Gelfof, então vocalista dos Boomtown Rats, ao assistir a este documentário de Michael Buerk e devido ao horror e revolta que estas imagens lhe provocaram, decidiu meter mãos à obra e fazer algo, dentro daquilo que sabia, e ajudar a salvar estas pessoas inocentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário