terça-feira, 8 de dezembro de 2009

LENA D'ÁGUA - "Lusitânia"


[EMI/VC - 1984]

Lado-A:
1. Ajinomoto
2. É ao Mar Que Eu Pertenço
3. Eu Tenho Um Sonho
4. Foi Ele
Lado-B:
1. Olimpo
2. perto de Nós
3. Proibido
4. Quando Vem do Amor
5. Sempre Que o Amor Me Quiser
6. Trabalhar Pra Ganhar a Vida

Um dos discos nacionais, que mais sucesso obteve em 1984, foi este álbum de LENA D'ÁGUA, intitulado "Lusitânia".
O disco contem um dos maiores sucessos da sua carreira a solo, o tema "Sempre Que o Amor Me Quiser", que foi também editado como single nesse mesmo ano, tornando-se também, umas das canções nacionais mais populares de 84.
O disco foi gravado com a sua Banda Atlântica, a mesma com que tinha gravado o LP anterior "Perto de Ti", recentemente reeditado em CD (finalmente!!) e mais alguns singles de sucesso como "Vigaro Cá, Vigaro Lá", "Jardim Zoológico", etc...
Para trás tinham também ficado os tempos que a cantora passou no Salada de Frutas, onde tinha dado voz, entre outros temas, ao clássico "Robot".
Neste "Lusitânia", editado no mês de Outubro de 84, LENA D'ÁGUA cantou temas com letras escritas por José Fanha, Jorge Palma, Eugénia Melo e Castro e Ronaldo Bastos e musicas compostas pelo seu "companheiro de carreira", Luís Pedro Fonseca.
Deste disco foi feita uma versão inglesa, mas a edição no estrangeiro nunca chegou a acontecer.
"Sempre Que o Amor Me Quiser" deu ainda à cantora, filha de um futebolista e irmã de outro, 3 assumidos benfiquistas, um "Se7e de Ouro", prémio atribuído pelo desaparecido semanário "Se7e".
Esse clássico foi por varias vezes regravado por outros artistas, inclusive, um grupo de Rap angolano, os SSP, em que a própria LENA D'ÁGUA colaborou.
Este LP, como podem ver pelas listas publicadas no TOP DISCO, andou pelos tops nacionais, vendeu bastante bem, mas, numa decisão que não se consegue compreender, com mais de 2 décadas em que o CD se tornou o formato discográfico dominante, este disco nunca conheceu edição neste formato.
Uma lacuna enorme! No meu ponto de vista, mais que isso, uma vergonha para a indústria discográfica nacional, sobretudo para os detentores dos direitos de tal obra.
Alem disso, este "Lusitânia",não só tem alguma da melhor "pop" feita em Portugal, como é um dos discos portugueses, com um dos mais bonitos "artworks" de sempre.
Depois fala-se em defender a música portuguesa, em se defender o cantar em português, as quotas de música portuguesa na radio, mas por outro lado, vivesse com situações patéticas como esta.
Infelizmente este "Lusitânia" nem é caso único nesta situação, o que é verdadeiramente lamentável!

1 comentário:

glb disse...

emendar "Esse clássico tem letra de ... e"