quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

FRA LIPPO LIPPI - "Songs"


[Eastern Productions - 1985]

1. Come Summer 4:20
2. Shouldn't Have To Be Like That 3:37
3. Even Tall Trees Bend 4:00
4. Just Like Me 4:36
5. Crash Of Light 4:10
6. The Distance Between Us 3:51
7. Regrets 3:54
8. Leaving 3:50
9. Coming Home 3:50

Em 1985 os FRA LIPPO LIPPI eram uma apenas uma banda a dar nas vidas no seu país de origem. Mas isso iria mudar.
Com a crescente popularidade dos A-ha, não demorou a industria virar atenções para o mercado norueguês, na esperança de encontrar outro filão.
Foi mais ou menos em consequência disso, que todos nós ficamos a saber da existência desta banda. Foi por volta de 1986, quando nas rádio começou a soar o single "Shoudn't Have To Be Like That".
O tema trepou no top inglês e com isso ganhou também aposta das duas principais rádios nacionais da altura, a RR-FM e a Rádio Comercial.
Mas para os FRA LIPPO LIPPI tudo tinha começado em 1980 e este "Songs" era já o seu 3º disco de longa duração.
Em 1985 este álbum surgiu no mercado norueguês, tendo a edição sido da responsabilidade da Eastern Productions, ou seja, o selo do próprio grupo. Mesmo sem grande apoio de uma multinacional e sem single saído do disco, a verdade é que este LP vendeu mais de 5000 cópias. Razão mais que suficiente para levar a Virgin Records, a assinar contrato com o grupo.
Para o mercado internacional, a editora de Sir Richard Branson, aposta numa nova versão do álbum, onde a maioria dos temas foram alvo de pequenas remisturas e ao qual foi adicionado o tema "Everytime I See You", que não consta da edição norueguesa.
Foi desse disco, já com selo da Virgin, que saiu o single, "Shouldn't Have To Be Like That", que colocou o grupo no mapa musical um pouco por toda a Europa e não só.
Na altura o banda era constituída por Rune Kristoffersen e Morten Sjøberg e foi também o duo, que acabou por gravar o álbum seguinte, "Light and Shade", o ultimo a sair com selo da Virgin.
A versão que hoje aqui destaco, é a primeira versão do álbum, como já disse, diferente da da Virgin, mas que foi recentemente reeditada em CD, numa edição a cargo da Rune Arkiv, que é como quem diz, a editora do próprio Rune Kristoffersen.
O disco acabou de chegar, hoje mesmo, enviado pelo próprio Rune, e este CD, além do álbum "Songs", contem também o alinhamento do disco "Crash Of Light", um álbum gravado ao vivo e editado no mercado filipino, onde a banda ganhou uma grade e fiel legião de fãs.
Além desse bónus, o disco apresentasse numa bonita replica em mini-LP Gatefold, aos jeito do que os japoneses vêm fazendo. Melhor era impossível!

2 comentários:

Planeta Pop disse...

Grande disco, my friend.
E os anteriores, do início da carreira deles, embora mais "dark" também são muito bons.

Abraços

J.Soares disse...

obrigado pela visita.
Sim é um grande disco, eu tinha o CD da Virgin, mas este é ligeiramente diferente, alem de ter o material do disco ao vivo, que eu nunca tinha tido. alem de eu ser um apreciador do formato mini-LP Gatefold.