quarta-feira, 24 de março de 2010

ALPHAVILLE - "Afternoons In Utopia"


[WEA - 1986]

1. I A O
2. Fantastic Dream
3. Jerusalem
4. Dance With Me
5. Afternoons In Utopia
6. Sensations
7. 20th Century
8. The Voyager
9. Carol Masters
10. Universal Daddy
11. Lassie Come Home
12. Red Rose
13. Lady Bright

Depois de uma estreia que se revelou um enorme sucesso, depois do abandono de Frank Martens e da entrada de Ricky Echolette, este "Afternoons In Utopia" marcou o regresso aos discos, dos germânicos ALPHAVILLE.
Dois anos apenas separam "Forever Young" deste segundo trabalho, mas quer a nível lírico, quer musical, a diferença é muito maior que isso.
O grupo tentou neste disco criar uma obra musicalmente mais completa, nem sempre bem conseguida, o que em parte explica o relativo fracasso deste álbum, se comparado com o sucesso alcançado com o disco de estreia.
O álbum foi promovido com o lançamento do single "Dance With Me", que foi apenas o primeiro, num total de cinco extraídos deste álbum. "Universal Daddy", "Jerusalem", "Sensations" e "Red Rose", foram os outros temas a ser escolhidos para edição em 7 e 12 polegadas.
A critica até recebeu bem este disco, mas não se inibiu de fazer referencias a determinadas colagens ao som praticado por grupos como Pet Shop Boys, U2, Yes e até mesmo Bryan Ferry.
"Afternoons In Utopia" conseguiu alcançar a maioria dos tops europeus, falhou na América, mas não repetiu a performance de "Forever Young".
Convêm também não esquecer, que em 1986 a "synth-pop" já tinha vivido melhores dias e até mesmo os grandes nomes e precursores do género (OMD, Human League, Heaven 17, etc...) procuravam noutros estilos, um novo rumo para as suas carreiras.

Sem comentários: