Neste dia que se celebrou mais um Festival Eurovisão da Canção, o VIVA80's recorda a edição de 1983, em que a vitória sorriu à participação luxemburguesa.
A edição desse ano decorreu na cidade de Munique, na antiga República Federal Alemã, na noite do dia 23 de Abril, e estiveram a concurso 20 canções, de outros tantos países.
Portugal fez-se representar por Armando Gama, vencedor do Festival RTP da Canção, com a balada "Esta Balada Que Te Dou", que obteve um 13º lugar, somando 33 pontos.
Neste mesmo evento a Espanha fez-se notar através da participação de Remedios Amaya e do seu "¿Quién maneja mi barca?". O tema não convenceu a Europa e esta atribui-lhe mesmo a mais baixa votação do concurso e mais baixa possível, zero pontos, em igualdade pontual com a participação da Turquia.
Essa canção era realmente bastante fora do vulgar, talvez por isso a votação ter sido a que foi, mas os espanhóis gostavam mesmo do seu tema e não foi por ter ficado no último lugar que impediu Remedio Amaya, de conseguir alcançar sucesso com essa canção no mercado espanhol.
A luta pela vitória do Festival de 1983 foi protagonizada pelo Luxemburgo e por Israel. A vitória acabou por ser do Luxemburgo com a canção "Si La Vie Est Cadeau", numa interpretação de Corinne Hermès, mas Israel esteve também muito bem representado por Ofra Haza, que anos mais conseguiria um verdadeiro fenómeno com "Im Nin' Alu".
Nesta edição participou também Carola, cantora sueca que em 83 se ficou pelo 3º lugar, mas que vários anos mais tarde regressaria ao festival, mais precisamente em 1991, acabando nessa altura por conseguir mesma arrecadar a vitória.
Mas em 1983 a ovação final foi por completo para Corinne Hermès, que embora tenha nascido em França, representou e levou à vitória a RTL, canal de televisão do Luxemburgo, com o seu "Si La Vie Est Cadeau". Depois do festival este single acabou por alcançar grande popularidade na maioria dos países da Europa, alcançando vários "top ten's" nas principais tabelas europeias.
Sem comentários:
Enviar um comentário