[Epic - 1982]
1. Wanna Be Startin' Somethin'
2. Baby Be Mine
3. The Girl Is Mine
4. Thriller
5. Beat It
6. Billie Jean
7. Human Nature
8. P.Y.T. (Pretty Young Thing)
9. The Lady In My Life
"Thriller", o álbum mais vendido de sempre, um icon da década de 80, o clássico entre os clássicos. O que é que ainda se pode dizer sobre este disco?
Pouco ou nada, pois já tudo foi dito, mas mais do que o que se diz ou do que se escreve, o que conta é a música que o compõe.
Nesse aspecto, num total de 9 temas, que compõe o disco, 7 foram extraídos em single e vários desses foram Nº 1.
O primeiro a ser editado em single foi o dueto com Paul McCartney, "The Girl Is Mine", na tentativa de aproveitar, ainda, o fenómeno Beatles. Estávamos ainda longe de imaginar, que apenas alguns meses depois, MICHAEL JACKSON seria muito mais popular que o ex-baixista do grupo de Liverpool.
A segunda escolha para single recaiu em "Billie Jean" e daqui em diante tudo mudou. Momento mágico de Jackson e o verdadeiro rastilho da explosão mediática global. O teledisco do tema também fez história, sendo o primeiro de um artista negro a rodar na MTV.
Seguindo na mesma linha, também "Beat It", 3ª escolha para single, fez história. Desta vez, sendo o primeiro tema de um artista afro-americano, a ter rodagem nas rádios FM americanas mais dedicadas ao rock, onde os artistas brancos representavam 100% das escolhas.
O videoclip do "Beat It"seguiu as pisadas de "Billie Jean", voltando a ser objecto de alta rodagem nos principais canais de TV, com a MTV à cabeça.
"Wanna Be Startin' Somethin'" foi o tema seguinte a ser editado em single, estavamos já em 1983 e vivia-se já uma verdadeira "jacksonómania".
Outros temas a conhecer edição em 7 polegadas foram; "Human Nature", "P.Y.T. (Pretty Young Thing)" e "Thriller".
O sétimo e último single extraído de "Thriller" teve direito a um teledisco magnifico, que ainda hoje continua sem competição à altura.
A produção, soberba deste disco ficou a cargo de Quincy Jones, que já tinha assinado "Off The Wall" e para o disco Jones convidou musicos de primeira classe, alguns vindos dos Toto ou ainda Eddie Van Halen, mago da guitarra dos Van Halen.
"Thriller" foi também premiado com 8 Grammy Awards, marcando também uma marca história.
Por tudo isto, este é um verdadeiro símbolo da cultura pop do século 20, que continua sem rival à altura, já na segunda década do século seguinte.
Deste álbum possuo, actualmente, 4 edições:
- edição nacional em vinil, que guardo desde 1982/83. (o primeiro que tive foi uma cassete).
- edição em CD com alguns extras (é uma reedição, que na altura troquei pela primeira versão do do disco em CD)
- edição CD em Mini-LP gatefold (edição japonesa)
- edição CD audiobook "Thriller 25th Anniversary"
2 comentários:
Depois deste disco já não gosto tanto. Mas aí há 2 ou 3 anos falou-se que poderia regressar em força e gostaria de pode gostar. Mais abaixo fala-se dos Toto e da participação neste disco mas não se fala do tema. O brilhante "Human Nature" que esteve para não ser incluído no disco. Não sou grande fã das SWV mas gosto do tema que usava um sample da canção Right Now (Human Nature).
o "Human Mature" tem lá o link para o destaque ao single que já aqui foi falado!
Enviar um comentário