quarta-feira, 8 de junho de 2011

NICK RHODES (8-Junho-1962) - 49 anos


Nascido a 8 de Junho de 1962, de verdadeiro nome Nicholas James Bates, é por todos conhecido como NICK RHODES.
Nick é, sem duvida alguma, o mais DURAN DURAN de todos os elementos do grupo. Alem de ter sido o membro fundador, foi o único que, até hoje, se manteve no grupo deste o primeiro instante.
Rhodes é sem duvida, também, o arquitecto sonoro da banda e o verdadeiro responsável pelo som que caracteriza o grupo de Birmingham e que desta forma marcou a década de 80.
Curiosamente, não foi com os DURAN DURAN que NICK RHODES alcançou pela primeira vez o Nº 1 em Inglaterra. Foi sim, no papel de produtor, ao serviço dos Kajagoogoo, que tal feito foi alcançado com o big hit "Too Shy".
Não demorou a repetir o facto, agora sim, com os DURAN DURAN, aquando do lançamento do single "Is There Something I Should Know?", que abriu também as portas do continente americano.
Seguiram-se anos dedicado ao grupo e de êxitos colhidos, uns atrás dos outros, até ao interregno de 1985.
Por essa altura, Nick, Simon e Roger, formam os ARCADIA, enquanto que os outros dois Taylor se rendem aos encantos do som mais pesado.
"So Red The Rose" é mais uma obra prima, mostrando que os DURAN DURAN mais maduros e sem pressões de alguma espécie, eram capazes de produzir musica, que até os mais cépticos, se viam incapazes de criticar.
Depois de uma carreira com mais de 3 décadas, com altos e baixos, logicamente, e com um novo álbum nas lojas, NICK RHODES ainda teve tempo para retomar o projecto com Stephen "TinTin" Duffy, com quem tinha trabalhado nos primeiros tempo dos DURAN DURAN e assinar o disco "Dark Circles", lançado em nome dos THE DEVILS.
Não abandonou a produção e foi responsável por um dos discos mais interessantes, para mim, que os Dandy Warhols assinaram, alem de colaborar na composição e produção de alguns temas do disco, que marcou o regresso dos Blondie.
Por tudo este percurso, NICK RHODES é um dos nomes incontornáveis da musica nas ultimas três décadas e não dá sinais de abrandar, na entrada para uma quarta. Congratulations Nick!

2 comentários:

André Leão disse...

Sem dúvida alguma o elemento fundamental dos DD

glb disse...

Não sabia que os Kajagoogo tinham chegado a primeiro lugar antes dos Duran Duran. Uma coisa que não percebo é a aversão que o próprio grupo tem ao "My Own Way". Eu gosto muito do tema.