domingo, 10 de outubro de 2010

V/A - OS SUPER 20


[Polygram - 1980]

Lado-A:
1. Lipps Inc. - Funkytown
2. Earth & Fire - Weekend
3. Buggles - The Plastic Age
4. Gloria Gaynor - Ain't No Bigger Fool
5. Leonore O'Malley - First...Be A Woman
6. Elton John - Little Jeannie
7. La Bionda - Disco Roller
8. Gal Costa - Balancé
9. Doce - Ok, Ko
10.Status Quo - Whatever You Want
Lado-B:
1. ABBA - I Have A Dream
2. Dire Straits - Angel of Mercy
3. Kiss - Shandi
4. Di Quinto Rocco - Pour La Derniere Fois
5. Herman José - A Canção do Beijinho
6. Linda De Suza - Tiroli-Tirola
7. BZN - Pearlydumm
8. Nara Leão e Chico Buarque - João e Maria
9. Carlos do Carmo - Retalhos
10.Boney M. - I See a Boat On The River

Compilação do inicio da década, como é natural, ainda com alguns êxitos que já vinham de 1979.
"OS SUPER 20", com selo da Polygram, conta com alguns nomes que se podem considerar clássicos, neste tipo de lançamentos, como é o caso dos ABBA e das Doce, que marcam presença em quase todos os discos da série Polystar, lançados nos primeiros anos dos 80s.
Neste lançamento de 1980 encontramos temas dos vários quadrantes musicais, quer nacionais, quer internacionais, mas por ser o primeiro da nova década, é ainda perceptível o fenómeno "disco-sound", não só com o tema da rainha do genero, Gloria Gaynor, mas também de La Bionda, Boney M., Leonore O'Malley, Lipps Inc, etc...
Neste disco há duas presenças holandesas a destacar, são elas a dos Earth&Fire com o clássico "Weekend" e os um pouco mais esquecidos BZN.
De entre todos os nomes que constam deste disco, há um que não posso deixar passar em claro. Falo Di Quinto Rocco, um italiano que, ao que julgo saber, fez carreira na Bélgica e que no final dos 70's e princípios de 80, não só através deste "Pour La Derniere Fois", como também com "Ti Voglio Molto Bene Papa", fazia furor nos bailes populares, na altura dos tão esperados slows.
Em jeito de nota final, dizer quer "OS SUPER 20" sempre de um problema, que muitas destas compilações da altura sofriam, que é ver os temas "cortados", antes do fim dos mesmos, de forma a poderem caber mais temas, no tempo limite que um disco de vinil pode ter. nunca compreendi esta politica, pois na realidade ao comprarmos o disco, não levamos os temas todos, que dizem estar incluídos, mas apenas um parte desses mesmos temas. E há alguns casos gritantes neste "OS SUPER 20".

Sem comentários: