sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BALTIMORA - "Living In The Background"


[EMI - 1985]

1. Tarzan Boy
2. Pull The Wires
3. Living In The Background
4. Woody Boogie
5. Chinese Restaurant
6. Running For Your Love
CD Bonus-Tracks:
7. Tarzan Boy (Summer Version)
8. The Jukebox Boy
9. Up With Baltimora
10.Tarzan Boy (Remix 1993)
11.Jungle Life (Dub)
12.Tarzan Boy (Extended Remix 1993)

Primeiro álbum de BALTIMORA, editado no seguimento do enorme sucesso do single "Tarzan Boy", "Living In The Background" inclui também o êxito "Woody Boogie".
Mas afinal, quem eram os, ou o, BALTIMORA?
Tratou-se de um projecto italo-disco, dos muitos que apareceram durante a década de 80, em que o assumido mastermind, por detrás da existência do mesmo, era Maurizio Bassi, mas quem dava a cara perante o público, era o irlandês Jimmy McShane.
Os BALTIMORA foram dos poucos projectos de italo-disco (muito poucos mesmo), que conseguiram ter impacto no mercado americano e inglês.
Em Portugal, assim como em toda a Europa e Oriente, a coisa ganhou dimensões de fenómeno, espelhado na rodagem dos temas nas rádios, nas pistas de dança e nas respectivas tabelas de vendas de discos.
Convêm não esquecer que "Tarzan Boy", chegou mesmo a ser Nº 1 de vendas em Portugal, por altura do final do Verão de 1985.
"Woody Boogie" também fez boa figura no "Top Disco", mas já "Living In The Backgroud", último tema a ser retirado do disco, não obteve qualquer impacto no mercado nacional.
Jimmy McShane, que nunca cantou nenhum dos temas do grupo, e que a sua participação, se resumiu em ser o "testa de ferro" do mesmo, mas que para nós será sempre o BALTIMORA, faleceu em 1995, vitima de SIDA.
Outra curiosidade, é a existência de várias capas diferentes do disco. Além da que saiu em Portugal, que nos apresentava o BALTIMORA em estilo comic e à imagem de um Superman, existem, pelo menos, mais duas com fotos de McShame.
[em colecção: CD]

2 comentários:

glb disse...

Nunca gostei muito do Woody Boogie mas gosto dos outros. Há pouco tempo foi reeditado em Portugal o álbum dos Baltimora. Já o vi à venda numa Media Markt.

O TB e o LITB tiveram sucesso na América. Na Renascença dava aos sábados o programa Clube Europa (acho que era esse o nome) apresentado pelo Henrique Amoroso e por outro locutor. Recorriam às embaixadas para dar alguns temas novos. Lembro-me do Jukebox Boy (Baltimora), Oh La La (Finzi Kontini) e Dancing In Paris Que Pasa de Angel...

J.Soares disse...

Qual album de Baltimora é que viste?
este? ou o "SURVIVOR IN LOVE"