domingo, 2 de janeiro de 2011

V/A - HITS ALBUM '86 (France)


[WEA -1986]

Lado-A:
1. Gold - Capitaine Abandonné
2. Matt Bianco - Yeh Yeh
3. Glenn Frey - You Belong To The City
4. Mike&The Mechanics - Silent Running
5. Partenaire Particulier - Partenaire Particulier
6. Pete Townshend - FaceTheFace
7. Rose Laurens - Quand Tu Pars
Lado-B:
1. Madonna - Borderline
2. Modern Talking - Brother Louie
3. A-HA - The Sun Always Shines On TV
4. Damned - Eloise
5. Simply Red - Holding Back The Years
6. Françoise Hardy - V.I.P.
7. Jean-Pierre Mader - Jalousie

Edição francesa da compilação da WEA "HITS ALBUM", que por cá também chegou a sair, mas com alinhamentos diferentes, como aliás aconteceu em Inglaterra e Alemanha.
Esta foi uma espécie de experiência, para aquilo que depois a NOW se veio a tornar a nível, quase, global.
Neste disco de 1986, encontramos alguns dos maiores sucessos do ano, não só internacionais, mas também, alguns dos maiores êxitos do cenário francês. Entre esses temas cantados em francês, o meu grande destaque foi para "Quand Tu Pars", versão original do sucesso de Rose Laurens, internacionalmente conhecido como "American Lover".
A nível das escolhas anglo-saxónicas, pelo menos pela língua usada nos temas, uma vez que nem todos eram ingleses ou americanos, encontramos Madonna, Simply Red, Matt Bianco, Glenn Frey, Mike&The Mechanics, Modern Talking, entre outros...

2 comentários:

glb disse...

Não conheço o tema da Francoise Hardy mas gosto dos temas dos Gold, partenaire particulier e Jean Pierre Mader. Este tema dos Gold estava em primeiro lugar no top francês quando a TV GUIA começou a publicar o TOP Europa. O top Europa tinha o top de singles (penso que era um top 40), um top de álbuns (talvez 20), a lista dos nº 1s nos vários países e um top de dança. O interessante é que esse tipo de tops indica os países em que os discos tinham sucesso. Nesses primeiros tops tinha o "Brother Louie" em dezenas de países e o "Atlantis Is Calling" a começar a vender nos países germânicos. Por vezes apareciam discos a vender só num pais (tipo Gal Costa)ou artistas que já tinham tido sucesso e voltavam a ter com outros países. Portugal e Espanha com "Bolero" de Fancy ou "Jeanny" de Falco, etc

glb disse...

A primeira vez que vi uma referência às colectâneas Now Thats... e Hits Album foi no jornal Blitz porque nessa altura as compilações ainda estavam integradas no mesmo top. Segundo o wikipédia a Now Britânica começou em 1983 e a Hits em 1984 mas já havia as Polystars, jackpots, etc mais direccionadas para uma única editora.