sábado, 1 de dezembro de 2007

THRILLER - 25 anos depois


Há precisamente 25 anos, nesta mesma data, era editado o álbum mais vendido de sempre. Acredito mesmo, que como as coisas estão, essa marca se torne inultrapassável. Cada vez me parece menos provável, que algum outro, chegue aos mesmos números, que “Thriller” alcançou. Segundo dados mais recentes, o álbum vendeu, qualquer coisa como, 104 milhões de cópias. Um verdadeiro marco na história da música e uma revolução cultural, sem precedentes. "Thriller" foi editado a 1 de Dezembro de 1982, com selo da Epic, subsidiária da CBS (hoje Sony Music), sucedeu a “Off The Wall” e voltava a contar com a produção de Quincy Jones. Do álbum, numero um em todo mundo, foram extraídos 7 singles, também eles de enorme sucesso.
Para comemorar este 25º aniversário, a Sony Music prepara uma reedição com vários extras.

Mas voltemos ao disco. “Thriller”, é o segundo disco de Michael Jackson gravado para a Epic, após este ter abandonar a Motown. Como já tinha acontecido no álbum anterior, Michael, voltou a requisitar os serviços de Quincy Jones, para assinar a produção do álbum. Na gravação do disco, participaram diversos músicos conceituados, entre eles, vários elementos dos Toto, como por exemplo os irmãos Porcaro, Eddie Van Halen, Paulinho da Costa, Paul Jackson, David Foster, etc… e conta com as colaborações de cantores como; Paul McCartney, James Ingram. La Toyah e Janet Jackson, entre outros.
O álbum é originalmente composto por 9 temas e destes, sete forem extraídos como singles. O primeiro deles foi, “The Girl Is Mine”, um dueto entre Michael Jackson e Paul McCartney. Mas seria o seguinte, que rompia as maiores barreiras. Pela primeira vez, a recém criada MTV, emite um vídeoclip de um artista negro. O mesmo viria a acontecer com as rádios, onde habitualmente não rodavam música de artistas negros, passam a emitir os temas de Michael Jackson.
Apoiando e contribuindo para o sucesso planetário do disco, muito contribuem os vários vídeos rodados para os single. Depois de “Billie Jean”, “Beat It” é já um passo em frente, na forma de abordar o uso do videoclip. Mas nada se compararia com “Thriller”. Um mini filme de 14minutos, rodado em fita por John Landis e que custou, na altura, 800 mil dollars.
Dois anos após a edição, “Thriller” arrebata 8 dos Grammys, de entre 12, para os quais estava nomeado, entre eles o de “Álbum do ano”.
25 anos depois, a importancia deste disco e a influência que teve, em milhões de cidadãos deste mundo, é algo impossivel de negar e mais dificil ainda de quantificar.


1. "Wanna Be Startin' Somethin'" (Jackson) 6:02
2. "Baby Be Mine" (Temperton) 4:20
3. "The Girl Is Mine (featuring Paul McCartney)" (Jackson) 3:42
4. "Thriller (featuring Vincent Price)" (Temperton) 5:57
5. "Beat It (featuring Eddie Van Halen)" (Jackson) 4:17
6. "Billie Jean" (Jackson) 4:57
7. "Human Nature" (Bettis/Porcaro) 4:05
8. "P.Y.T. (Pretty Young Thing)" (Ingram/Jones) 3:58
9. "The Lady in My Life" (Temperton) 4:57

Sem comentários: