[RCA - 1985]
Durante toda a década de oitenta, de Inglaterra, vieram algumas tentativas de resposta ao domínio americano, no que a "soul" e "r'n'b" dizia respeito.
Nem sempre bem sucedidas, mas sobretudo, incapazes de ameaçar o poderio americano, bem dominante,neste género musical especifico.
Mesmo assim alguns nomes acabaram por sobressair e um deles foi o dos FIVE STAR, que na primeira metade dos 80s, conseguiu ombrear, lado a lado, com os seus pares norte-americanos.
Os 5 STAR, dos 5 irmãos Pearson, atingiram no Reino Unido uma enorme popularidade, conseguindo somar êxito, atrás de êxito, durante um bom período da década.
O grupo foi sempre visto como uma espécie de Jackson 5 à maneira inglesa. As razões dessa associação eram várias. Alem de serem compostos por 5 elementos, de conter essa referência ao numero, no nome do grupo, também os 5 elementos do grupo eram irmãos, à semelhança do que acontecia com os Jacksons, isto para não falar no timbre vocal, que por vezes nos recordavam um Michael adolescente, outras, uma Janet, também ela a emergir por esses dias, no panorama musical mundial. irmãos.
Pessoalmente sempre achei que havia realmente alguma aproximação à estética do clã Jackson, mas a coisa tendia muito para o lado da Janet.
Em Portugal, o sempre incontornável Adelino Gonçalves e o seu "Discoteca", foi quem lhes dei visibilidade. Para alem deste “System Addict”, também “Can’t Wait Another Minute”, “Rain or Shine”, etc… foram presenças habituais no seu programa diário na Rádio Comercial FM.
O single que hoje faço regresso a este espaço, "System Addict", alcançou o “top 3” nas charts inglesas e faz parte do também bem sucedido álbum, “Luxury of Life”, editado em 1985, marcou a estreia do grupo e veio a tornar-se num verdadeiro fenómeno, sobretudo, em terras de sua majestade.
3 comentários:
Gosto muito dos dois primeiros discos. Do terceiro apenas destaco o "Strong As Steel". Os meus temas preferidos são o "Rain Or Shine" e o "System Addict".
No site www.everyhit.com dá para ter uma ideia da carreia da banda. O segundo álbum coincide com as emissões do "Countdown". Quando gravavam de imediato para os singles singles.
Encontrei por acaso o seguinte hi5:
http://victorsantos.hi5.com/friend/133468740--jose--Profile-html
Creio que o sucesso da Janet Jackson seja posterior ao aparecimento dos 5 Star. Este deve ter sido o último dos singles do primeiro álbum e também deve ter sido o que obteve mais sucesso. A seguir explodiram com o "Rain Or Shine" que chegou a 1º ou 2º e que fez com que o álbum tivesse também sucesso e fosse recuperado o primeiro que não tinha tido tanto sucesso. Não sei se é da mesma altura mas foram sempre havendo vários ingleses a obter algum sucesso (Loose Ends, Cool Notes, etc...). Não sei se estou a confundir as coisas mas havia um produtor chamado Nick Martinelli e outros. Londres foi sempre muito conhecida por apelar muito à música soul/funk. Penso que hoje já não é tanto. Nesta fase houve muitos americanos com grande sucesso na Inglaterra e que na América apenas chegavam ao top Black Singles.
a Janet (e até a La Toya) edita desde o inicio da década, o primeiro album, que eu tenho, marca a data de 1982!
Enviar um comentário