[Sugar Hill Rec - 1982]
Revisitamos hoje os primórdios do Hip Hop. Uma das culturas surgidas nos anos 80 e que mais influencia ganhou, não só na música, mas em toda a cultura urbana.
Hoje é praticamente o estilo e cultura dominante, não só em termos de mercado de música, mas também em muitos outros pontos do dia a dia.
Mas “back in the days”, os tempos eram outros e a comunidade afro-americana não tinha propriamente uma vida fácil nos arredores da “big apple”.
Impedidos de frequentar os locais mais “in” da cidade, como por exemplo o Studio 54, foram, à sua maneira, montando as suas próprias festas. Mais ou menos por acaso, num dos subúrbios mais pobres de Nova Iorque, nasce aquilo que ficaria conhecido como; Rap e que logo ganhou alguma atenção. Não só a nível local, mas um pouco por todo o mundo.
Um dos primeiros grandes nomes a emergir desse movimento, foi sem duvida GRANDMASTER FLASH, que conjuntamente com os seus “THE FURIOUS FIVE”, produzia, em 1982, um dos maiores clássicos do Rap, hoje chamado “old skool”.
“The Message” acabava por ser a génese do que hoje vulgarmente se intitula de Hip Hop. Ao contrário dos Sugarhill Gang, e do seu clássico “Rappers Delight”, o tema “The Message” não apelava à festa, bem pelo contrário, aproveitava a música para exteriorizar a mensagem de alerta e revolta, que era sentida pela comunidade afro-americana.
Com o sucesso do tema e com a ajuda de filmes como; “Beat Street”, “Stylewars”, “Wildstyle”, etc… o Hip Hop conseguia levar a sua mensagem a um universo global e não apenas confinada ao ghetto de onde tinha partido.
“The Message” é um dos maiores clássicos do género e pode ser encontrado no LP com o mesmo nome, editado pela Sugar Hill Records, no ano de 1982.
Sem comentários:
Enviar um comentário