domingo, 27 de abril de 2008

MADONNA (1980/1989)


Com novo álbum marcado para chegar às lojas amanhã, dia 28 de Abril, MADONNA, a conhecida Rainha da Pop, vai ser o destaque desta semana, aqui no VIVA80s.
Homenagem mais que merecida a esta senhora, que ao longo de mais de 20 anos, se soube manter na ribalta, mudar as regras do jogo, instituir modelos e quebrar todos os mitos. Chegada em plena era do vinil, manteve-se no topo na era dos CDs e hoje, quando o formato vigente é o formato vazio, ou seja o mp3, continua a dar cartas. Basta dar uma olhadela pelo i-Tunes e ver como “Hard Candy”, o novo álbum da cantora, tem direito a edição especial e exclusiva dessa “loja” de música, onde tem direito a “booklet digital” e tudo. Mesmo toda a promoção, deste novo trabalho, o 11º da sua carreira e o ultimo para a Warner, passa muito mais, para não dizer exclusivamente, pela promoção do conteúdo digital, do que propriamente do conteúdo físico (CD / LP). Enfim, são estes os tempos que vivemos e ela não perde uma oportunidade de se readaptar a eles e continuar a liderar, como fez até aqui. Este novo “Hard Candy”, pessoalmente do que já ouvi, achei que se trata do álbum menos atractivo, que a cantora editou nos últimos anos. Parece um disco muito mais virado a conquistar a América, tentando na terra natal recuperar um pouco o lugar, que nos ultimos anos foi ameaçado por Gwen Stefani, Nelly Furtado, entre outras. Talvez por isso, notei que neste novo álbum, Madonna, encostasse na tendencia já dominante, ao contrário do que tem feito, ou seja, ser ela a ditar uma tendência. Como por exemplo fez em “Ray of Light” ou mesmo em “Confessions on The Dancefloor”. Enfim, de estratégia, ou melhor, de falta dela, é que a Senhora Ritchie não pode ser acusada. Foi graças a essa visão e estratégia que a fez chegar onde chegou e está no patamar que está.

E o que dizer desta senhora, que não tenha já sido dito?
Difícil! Por isso, recorri à, sempre útil, Wikipedia, de onde retiro a informação sobre a vida e obra de MADONNA LOUISE VERONICA CICCONE. Claro está, até 31 de Dezembro de 1989, pois a década de 90 e seguinte, são contas de outro campeonato.

(retirado da Wikipedia)
Madonna Louise Veronica Ciccone Ritchie (Bay City, Michigan, 16 de agosto de 1958), conhecida simplesmente como Madonna, é uma cantora, compositora, dançarina, produtora musical e cinematográfica, atriz e escritora estadunidense. Vencedora de oito Prêmios Grammy, e de um Globo de Ouro e dois Oscar. Em 11 de Março de 2008 Madonna, entrou para Hall da Fama do Rock and Roll título americano cedido aos artistas que fazem história e tem grande importância e influência no mundo da música por no mínimo 25 anos. Madonna adquiriu muitos Prêmios ao Longo de sua Carreira e este soma um pouco mais de 120 Prêmios, sendo uma das cantoras mais premiadas no mundo da música, segundo a Agência FamaPress. Madonna é mais conhecida pelas polêmicas que causa ao misturar temas políticos, sexuais e religiosos à sua obra.
Desde o início de sua carreira em 1982, Madonna tem lançado vários discos e singles e vendeu mais de 280 milhões de álbuns e 150 milhões de singles no mundo inteiro, tornando-se a cantora feminina que mais vendeu na história da música mundial. Em 2006, a Billboard divulgou que a sua turnê de 2006, Confessions Tour, é a turnê feminina que mais arrecadou na história. De acordo com o Guinness Book of Records e com a Revista Forbes, ela é a cantora mais rica do mundo com uma fortuna estimada em US$ 850 milhões de dólares, e o Guinness Book of Records, listou Madonna como a Artista Feminina mais Bem Sucedida de Todos os Tempos.
Madonna é chamada constantemente por "Material Girl" e "Rainha do Pop", devido às suas vendas notórias e sua influência inigualável na história da música.

Biografia:
Madonna nasceu às 7h09 da manhã no hospital Bay City Mercey na cidade de Bay City. Os seus pais viviam em Pontiac, subúrbio de Detroit, mas a mãe de Madonna tinha decidido visitar a avó em Bay City nos dias próximos ao seu nascimento.
O pai de Madonna, Silvio P. Ciccone, era um engenheiro da Chrysler, natural dos Estados Unidos, mas de antepassados oriundos de Pacentro, na Itália. A mãe de Madonna, Madonna Louise Fortin, tinha raízes no Quebec e na França. Madonna tem quatro irmãos (Martin, Mario, Christopher e Anthony) e três irmãs (Melanie, Paula e Jennifer).
Madonna passou a sua infância em Pontiac e mais tarde em Rochester Hills (outro subúrbio de Detroit). Foi educada no catolicismo, que mais tarde abandonou. Quando Madonna realizou o crisma tomou o nome Veronica, que é por vezes apresentado como parte integrante do seu nome civil. Em Dezembro de 1963, quando Madonna tinha cinco anos, a sua mãe morre de câncer da mama aos trinta anos de idade. O pai voltará a casar com Joan Gostafson, contratada como empregada da família após a morte da mãe de Madonna, que é sua esposa até hoje.
Contra a vontade do pai, Madonna começa a ter aulas de dança aos catorze anos, tendo sido seu professor Chrystopher Flynn. Frequentou a Rochester Adams High School, onde se distinguiu como boa aluna (QI 140) e membro da equipe de "cheerleaders". Concluiu o ensino secundário em 1976, tendo prosseguido os seus estudos na Universidade do Michigan no curso de dança. Encorajada por Flynn Madonna abandona o curso e com apenas 35 dólares muda-se para Nova Iorque com o objetivo de seguir uma carreira de bailarina.
Durante este período da sua vida passou por dificuldades económicas, tendo frequentemente dependido da ajuda dos amigos. Em 1979 integrou a digressão mundial do cantor disco Patrick Hernandez (conhecido por seu único sucesso, "Born to be alive"), durante a qual conheceria em Paris Dan Gilroy, que seria seu namorado e junto com o qual fundaria, já em Nova Iorque, a banda "Breakfast Club".

Anos 80
Por volta de 1980 a banda "Breakfast Club", onde Madonna foi baterista, guitarrista e vocalista, tinha terminado.
Depois do fim da banda, Madonna criou outra, a "Emmy", com um antigo namorado, Stephen Bray. Os dois brevemente decidem afastar-se da "Emmy" e começam a trabalhar em conjunto em canções.

Em 1981, devido a dificuldades financeiras, Madonna participou como "vocal de apoio" em três canções do cantor alemão Otto Von Wernherr ("Wild Dancing", "Cosmic Climb" e "We Are The Gods"). Mais tarde, quando Madonna se tornou famosa, Otto seleccionou as pequenas frases cantadas por Madonna e lançou-as como "canções".
Entretanto, uma cassete com as canções que Madonna criou com Bray chegou às mãos do produtor e DJ Mark Kamins que a entregou à editora discográfica Sire Records, que contratou Madonna em 1982.

"Everybody", o primeiro single de Madonna, produzido por Mark Kamins, foi lançado no mercado em finais de 1982, tendo se tornado um pequeno sucesso nos Estados Unidos. Em seguida são lançadas as canções "Burning Up" e em Junho de 1983,"Holiday", música produzida por Jellybean Benitez. Em Julho de 1983 foi lançado o primeiro álbum da artista, Madonna, relançado em 1985 no mercado internacional com o título The First Album.

O seu segundo álbum, Like a Virgin é lançado em Novembro de 1984 e a faixa título apresentada no primeiro MTV Video Music Awards onde Madonna surgiu de um bolo vestida de noiva, seguindo-se uma performance na qual a cantora acabaria por rolar pelo chão. A apresentação foi considerada muito ousada para os padrões da época e a imagem de Madonna ficou marcada por tal episódio. A música permaneceu durante seis semanas no topo das paradas de sucesso.

Em 1985 Madonna conquistou fama mundial com os sucessos "Material Girl" e "Crazy for You". Em Julho do mesmo ano estréia o filme "Desesperadamente à procura de Susana" no qual Madonna ofuscou a protagonista, Rosanna Arquette. A 13 de Julho de 1985, participa no Live Aid, evento organizado por Bob Geldof, que pretendia angariar fundos para resolver a crise de fome que se vivia na Etiópia. Também nesse ano, Madonna casa com Sean Penn (no dia do seu vigésimo sétimo aniversário) e estréia sua primeira turnée nos Estados Unidos e Canadá, a The Virgin Tour.


No começo de 1986, Madonna iniciou uma colaboração com Patrick Leonard que se prolongaria até finais da década de oitenta e da qual nasceram muitas das canções mais conhecidas da artista. Em Agosto de 1986 foi lançado o disco True Blue, que vendeu 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos[1]. Em Novembro do mesmo ano surge o seu segundo filme, "Shanghai Surprise", que não teve o sucesso de audiências e de crítica semelhante ao que Madonna encontrou com o primeiro.
Apesar do fracasso cinematográfico, em 1987 Madonna protagoniza o filme "Who's That Girl?", no qual interpreta uma ex-presidiária, que foi acompanhado pela trilha do filme enquanto sai na sua primeira turnê mundial com mesmo nome ("Who´s that girl Tour"). Madonna passaria a maior parte do ano de 1988 a ensaiar e a trabalhar no seu primeiro papel no mundo do teatro, na peça "Speed:the plow", tendo sido convidada pelo dramaturgo e cineasta David Mamet para protagonizar o projeto. Em Dezembro deste ano, Madonna pede o divórcio de Sean Penn.

Em 1989, é lançado o disco Like a Prayer, aclamado pela crítica, que sempre se tinha mostrado relutante em relação a Madonna e no qual se juntavam elementos da música pop, dance e rock. O videoclipe da faixa título do disco gerou polémica pelo fato da artista se envolver romanticamente com um santo negro em uma igreja, com referências a símbolos do catolicismo, como os estigmas de Cristo. Além de dançar sensualmente com cruzes queimando ao fundo, numa alusão ao Ku Klux Klan, o clipe da canção acabou por motivar os executivos da marca de refrigerantes Pepsi a cancelar um comercial que a cantora gravou com a canção como trilha. Contudo, Madonna não foi obrigada pela marca de refrigerantes a devolver os cinco milhões de dólares que recebeu segundo o estabelecido no contrato. Outros sucessos do álbum Like a Prayer foram "Express Yourself" e "Cherish".

Documentário sobre o inicio de carreira:

Sem comentários: