segunda-feira, 3 de novembro de 2008

MARTIN STEPHENSON and The DAINTEES - "Boat To Bolivia"






[Kitchenware- 1986]

Confesso que em 1986, quando este disco apareceu no mercado, tive grandes esperanças neste MARTIN STEPHENSON e os seus THE DAINTEES. O disco vinha com carimbo da Kitchenware Records, responsável entre outros, pelos já admirados Prefab Sprout e nele fazia-se notar o talento deste inglês para a composição de bonitas canções "pop", com grande influência de outros ritmos.
No caso particular deste "barco para a Bolivia", há um perfume "reggae" que dá uma super ambiência agradável. Noutros temas a banda importava ritmos do "folk/rock", do "rockabilly" e até mesmo do "punk rock". Mas a mistura era bem conseguida.
Este "Boat To Bolivia" acabou por ser o que mais se destacou, retirado do LP com o mesmo nome e que hoje vai mantendo viva a memória destes MARTIN STEPHENSON AND THE DAINTEES. Não que a banda tenha acabado por ali. Muito pelo contrário. Ainda hoje se mantêm no activo, após um breve interregno e possuem no cadastro uma série de álbuns.
Infelizmente, as minhas expectativas de 1986 é que não se confirmaram. Com o falhanço comercial dos álbuns seguintes, a "Boat To Bolívia", a banda ofuscou-se e não mais voltou à ribalta.
Mas perdoados todos os erros (se é que os houve), homenagem merecida a este "Boat To Bolivia", um bonito tema da década de oitenta, que ainda hoje sabe muito bem ouvir.

2 comentários:

glb disse...

Ainda me lembro de um artigo do BLITZ a apresentar três nomes da Kitchenware: Kane Gang, Prefab Sprout e Daintees. Penso que nessa altura só conhecia o tema "Closest Thing To Heaven" dos Kane Gang.

Tenho ideia de que o tema "Boat To Bolivia" não era do disco e que só foi lançado depois. Eventualmente poderão ter havido reedições com a inclusão do tema.

Preferência:

Prefab Sprout - 9/10
Kane Gang - 7/10
Daintees - 5/10

Anónimo disse...

é uma verdade, na primeira prensagem do LP "Boat To Bolivia" editada em 1986 pela Kitchenware, o tema "Boat To Bolivia" não fazia parte. Só nas edições em CD e posteriormente em todos os outros reissues é que o tema passou a constar do álbum.
Outro facto é que o CD da reedição mais recente, a cargo da Voiceprint, apresenta uma capa totalmente diferente da original.