quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DA VINCI - "Hiroxima (Meu Amor)"






[Polygram - 1982]

Das poucas investidas nacionais, na exploração do emergente "synth-pop" do inicio da década de 80, os DA VINCI foram, durante um curto período de tempo, um dos mais bem sucedidos projectos do género e dos que mais ombrearam lado a lado, com as produções vindas de fora.
Para isso, muito terá contribuido a experiência de Pedro Luís, ganha na década anterior em projectos, como por exemplo os Tantra. Este, ao lado da sua futura esposa Lei Or e de João Heitor, assinam vários discos de sucesso, com recurso aos cada vez mais utilizados sintetizadores e programações electrónicas.
Um desses êxitos, foi este "Hiroxima (Meu Amor)", hoje algo esquecido, mas que é sem dúvida, um dos belos momentos da carreira da banda, numa fase dedicada ao "pop electrónico" e longe do "hard rock afoleirado", que exploraram mais tarde, por alturas do "Conquistador".
Este "Hiroxima (Meu Amor)", que foi editado em single e maxi-single, mas faz também parte do álbum estreia do grupo, intítulado "Caminhando". Disco editado em 1983 e que reúne outros singles e temas do grupo que se tornaram, também eles, bastante populares na época;
- "Lisboa Ano 10 000", "Fantasmas", "Caminhando", "Carmen Miranda",...
Esta é a minha fase preferida da banda, em que na altura, sem qualquer espécie de dúvida, a incluía ao lado dos nomes ingleses que idolatrava, como eram; os Orchestral Manouvers In The Dark, os Soft Cell, Duran Duran, Talk Talk, Depeche Mode, Yazoo, etc...etc...

5 comentários:

ZEP disse...

muito bom. sempre gostei desta música.
qdo era miudo o meu irmão já tinha o single e ouvia várias vezes

Rui Clemente disse...

uma verdadeira pérola da curta (mas interessantíssima) New Wave feita em Portugal. ainda hoje é uma das minhas favoritas desse grande período!

J.Soares disse...

sem duvida Men-Ho

Sew Do I disse...

Estou hoje em Hiroshima..e de repente lembrei-me desta musica! Eu tinha apenas 7 anos quando a musica saiu e eh incrivel como ainda me lembro (..do refrao pelo menos). Tive que vir procurar ah net para mostrar ao meu namorado (alemao) porque ele nao acreditava :)
Muito obrigada
Sonia

J.Soares disse...

ora essa Sónia, a porta está aberta 24 horas. LOL