quarta-feira, 24 de agosto de 2011

JEAN-MICHEL JARRE "Souvenir of China"






[Dreyfus - 1982]

Hoje proponho um regresso ao oriente.
Longe dos dias em que China, para a maior parte de nós, significa lojas e fabricas de tralhas baratas, o fascínio pela descoberta do oriente, até então fechado ao ocidente, levou JEAN-MICHEL JARRE a realizar uns concertos, que acabaram por se tornar míticos. Sobretudo, devido ao raríssimo privilegio que os artistas ocidentais, tinham de poder tocar para a população chinesa.
O mago francês dos sintetizadores, foi o primeiro músico ocidental, a ser convidado, para realizar concertos na comunista e fechada Republica da China. Estávamos em 1981 e desse momento histórico, emergiu o disco duplo “The Concerts of China”. Em Portugal, foi originalmente lançado em 1982, com o título bem português de “Os Concertos Na China”. O disco foi um enorme sucesso, elevando ainda mais, a já ascendem carreira de JARRE.
Deste álbum foram extraídos 2 singles, mas outros temas do disco, acabaram por se tornar enormemente populares. Mas hoje concentro-me num desses singles, mais precisamente em “Souvenir of China”.
Tema instrumental, bastante marcado pelo som do obturador das cameras fotográficas e que se tornou num dos clássicos do álbum. A título de curiosidade, a primeira edição em CD, que por acaso possuo, era dupla e vinha numa daquelas caixas grossas, hoje mais vulgarmente usadas apenas nos CDs triplos ou quádruplos, mas anos mais tarde, numa decisão de um verdadeiro “iluminado”, o disco foi separado em 2 totalmente individuais. Tendo um deles recebido uma capa azul e o outro uma amarela. Contrariamente ao original, o qual sempre teve uma capa vermelha. Enfim, patetices da industria musical.

1 comentário:

Unknown disse...

Bravo.
Fantástico álbum.

"Souvenirs of China" é uma das músicas da minha vida.
Está, claramente, no meu top 10.

Nuno Az