[Metronome - 1985]
Hoje escolhi destacar duas senhoras, duas rockeiras, que em Portugal nunca conseguiram grande sucesso.
Um desses nomes é LISA NEMZO, cantora de nacionalidade americana, ainda hoje no activo, que na década de 80 assinou alguns discos, a merecer referencia aqui no VIVA80s.
Descobri a LISA NEMZO numa das várias revistas Bravo que adquiri, quando andava na Secundária, na qual se dava conta do lançamento, precisamente, deste single.
Na altura, ao contrário de hoje, descobrir depois o que a senhora cantava, isso era uma outra história, diria mesmo, uma enorme aventura.
Como tal, só muitos anos mais tarde,tive a oportunidade de a ouvir, através de um disquinho, que por mero acaso, me veio parar às mãos. Mas já tinham passado vários anos e o primeiro álbum, que ouvi da senhora, foi o "Angel", que era já do 3º álbum da cantora.
Só ainda mais tarde descobri este tema e todo o álbum estreia de LISA NEMZO, de onde este tinha sido extraído.
Em meados dos 80's havia várias mulheres a dar cartas no rock, desde da Suzi Quatro, que já vinha em grande dos 70s, da Lita Ford, da Joan Jett, da Lee Aaron, a Doro, na altura à frente dos Warlock ou ainda a Helen Schneider (que falo noutro post mais abaixo), já para não falar nas irmãs Wilson, com os Heart. Eram muitos nomes femininos a vingar num mundo de durões.
LISA NEMZO, logo pela imagem que vi na Bravo, fiquei com a ideia que se inseria nesse lote e não me enganei.
Este "Hard For A Girl Like Me", assim como outros do álbum estreia, com um titulo a condizer, "Tough Girls Can Be Pretty", provam a intenção clara de ocupar o seu lugar, nesse lote de "rockeiras", capazes de rodar nas rádios FM.
Tanto este "Tough Girls Can Be Pretty", como os discos seguintes "Out of Desire" e "Angel", também editado como "I Don't Wanna Fool With Love", conheceram uma edição em CD na Alemanha, mas são muito raros de se encontrar à venda. Já o vinil, esses podem consegui-los, com relativa facilidade, pois já me cruzei com alguns deles, várias vezes, nas ferias de material usado que se vão realizando por esse pais fora.
Dai em diante, LISA NEMZO mudou o seu estilo e hoje o seu "folk-rock", nada tem a ver com a sua carreira nos 80s.
Mas é um nome que merece ser descoberto e que espero que este destaque, aqui no VIVA80s, sirva para despertar a curiosidade e fazer algumas pessoas descobrir o trabalho desta senhora.
Sem comentários:
Enviar um comentário