sábado, 25 de junho de 2011

GEORGE MICHAEL (25 de Junho 1963) - 48 anos


GEORGE MICHAEL, ou para se ser mais exacto, Georgios Kyriacos Panayiotou, completa hoje 48 anos de idade.
Longe vão os tempos da histeria mundial, não só em torno dele, mas também do grupo WHAM!, que George e Andrew Ridgeley dividiram durante anos.
Desses tempos, nos primórdios dos 80s, ficaram para a história os álbuns; "Fantastic", "Make It Big" e ainda "Music From The Edge of Heaven". Isto antes de GEORGE MICHAEL se aventurar na sua carreira em solitário.
São também dessa fase clássicos como; "Young Guns", "Wham Rap", "Club Tropicana", "Wake Me Up Before You Go-Go", "Everything She Wants", "Freedom", "I'm You Man", "Edge of Heaven", "Last Christmas" ou "Where Did Your Heart Go?".
No passo seguinte, ou seja, a sua carreira em nome próprio, as coisas começaram por correr da mesma maneira. O sucesso que os WHAM! detinham, não se esbateu na carreira a solo de GEORGE MICHAEL.
Aliás, o inicio dessa aventura dá-se ainda nos tempos dos WHAM!. "Careless Whisper", que figura no álbum "Make It Big", acabou por ser a primeira edição em nome de GEORGE MICHAEL e ao mesmo tempo, tornar-se no seu primeiro Nº1 a solo.
Já com o fim dos WHAM! à vista, novo êxito é alcançado por George, quando este publica "A Different Corner". Repetido com o single que este divide com Aretha Franklin,"I Knew You Were Waiting (For Me).
Não poderão também ser esquecidas as suas participações no disco de Elton John, o álbum "Ice On Fire", especialmente no dueto "Wrap Her Up", ou como voz de fundo no famosíssimo "Nikita". Assim como a participação no single de sucesso, que marcou o regresso de David Cassidy, o agora quase esquecido "The Last Kiss" ou ainda o seu apoio vocal no tema "Jive Talkin'", do projecto Boogie Box High, liderado pelo seu primo.
Não podem também ficar de parte e sem referência; a sua participação nos BAND AID, no famoso "Do They Know It's Christmas?", assim como a participação no mega-concerto LIVE AID.
Já com a recta final da década de 80 a aproximar-se, GEORGE MICHAEL lança finalmente o seu primeiro álbum a solo, "Faith". Neste disco, encontramos mais alguns temas emblemáticos da carreira deste cantor, de origem grega. "I Want Your Sex", "Faith", "Father Figure", "One More Try", "Kissing The Fool", são apenas alguns dos sucessos incluidos no disco.
Começava por esta altura, a fase polémica em redor de questões de ambito sexual, que haveria de se tornar no calvário de toda a imagem e até em certo ponto, da sua carreira, na década de 90.
Do final dos 80's até aos dias de hoje, muito se passou na vida de GEORGE MICHAEL. Mas deixando de lado as polémicas e os casos, que tanto alimentam a imprensa cor-de-rosa, centramos-nos apenas na música.
Logo no inicio da década George editou "Listen Without Prejudice Vol.1", que acabou por nunca ter direito à 2ª parte, inicialmente planeada. Deste disco, mais refinado e menos "teen-pop", ficaram na memória; "Praying for Time", "Waiting for That Day" ou "Heal the Pain".
George inicia também uma nova cruzada, desta vez contra a sua editora, que entretanto tinha sido comprada pela multinacional nipónica SONY. Ao longo dessa guerra de anos, Michael ameaçou não mais gravar, mas foi furando, aqui e ali, as barreiras contratuais impostas.
Colaborou no single ao vivo de "Don't Let the Sun Go Down on Me", em dueto com Sir Elton John, cedeu os direitos de uma remix de "Too Funky" (tema previsto para o 2º volume de "Listen Without Prejudice") para a Red Hot Organisation, a quando da publicação de "Red, Hot + Dance".
Marca também presença e amealha imensos pontos favoráveis para sua carreira, com a performance que assinou no concerto do Wembley, na homenagem ao, então, recém desaparecedido Freddie Mercury.
Dessa gravação, resulta a primeira edição de George Michael após o inicio do diferendo com a Sony Music. Falo, claro está, do EP "Five Live", onde George é acompanhado pelos 4 elementos dos Queen vivos e onde conta com a participação Lisa Stansfield. No curto disco, surgem várias recriações, não só de temas dos Queen, mas também de alguns clássicos da "soul" e ainda de "Killer", um tema do, na altura, quase desconhecido Seal.
O fim de 1995, marca o regresso definitivo de GEORGE MICHAEL aos discos. Diria mesmo aos discos a sério. É por esta altura que surge o single "Jesus To A Child" que avança pistas para o novo álbum de originais. Seria já em 1996, 6 anos depois de "Liste,n Without Prejudice", que GEORGE MICHAEL daria ao mundo "Older". Titulo escolhido a preceito, pois George não só está mais velho, e faz questão de assumir isso mesmo, como dá o passo definitivo para o apagar da sua imagem de ídolo "pop" adolescente. Temas como "Fastlove", "Spinning the Wheel", "Strangest Thing", "Star People", etc... marcam o disco, que agora surge com carimbo da Virgin Records, em vez da CBS ou Sony Music.
Surpreendentemente, o disco seguinte, "Outside", volta a retomar a temática sexual e a trazer ao de cima os problemas pelos quais Michael estava a passar. Quer dos escandalos de cariz sexual, quer da sua dependencia das drogas.
Ainda assim, quando surge a compilação "Ladies&Gentleman", que agrupa os maiores êxitos do cantor desde os Wham! até 1999, somos brindados com alguns bons temas originais, como é o caso de "As", onde GEORGE MICHAEL brilha ao lado de uma Mary J. Blige em pico de forma. O mesmo aconteceu em "If I Told You That", onde GEORGE MICHAEL e Whitney Houston destilam uma química quase divina. Tema disponível no "Greatest Hits" da cantora negra americana.
A segunda aventura de GEORGE MICHAEL, no tempo que permaneceu na Virgin, deu-se com um excelente álbum de "covers", baptizado com o titulo de "Songs From the Last Century", onde o artista recria clássicos dos Police, Passengers (aka U2), Nina Simone, etc...tudo sob a batuta do sempre genial, Phil Ramone. Penso que a ideia para a criação deste álbum se deveu, sobretudo, ao excelente resultado obtido com "Desafinado", quando GEORGE MICHAEL recriou o tema de João Gilberto, para a compilação "Red, Hot + Rio".
Até "Patience", album de 2004, a carreira de George resume-se a mais 2 singles, sempre na mesma temática de provocação, muito em torno dos escândalos que continuam acontecer na sua vida privada. Basta ouvir "Freeek!" ou "Shoot the Dog", para se provar isso mesmo. Se bem que este ultimo é bastante engraçado, tendo embaraçado o casal Blair, quando o amigo Tony governava as Ilhas Britânicas. Nesse tema GEORGE MICHAELL rebusca um pedaço de uma musica dos Human League.
Desde então até ao dia de hoje, data que comemora 46 anos, GEORGE MICHAELL lançou apenas mais uma compilação "Twenty Five", dando mais lugar às suas aparições ao vivo.
No decorrer da sua ultima tournée, este marcou passagem por Portugal, no Estádio de Coimbra, onde GEORGE MICHAEL reviveu com os presentes, os 25 anos da sua carreira no mundo da musica.
Neste Natal passado, à boa maneira "Last Christmas", George disponibilizou de maneira gratuita no seu site, o tema "December Song (I Dreamed of Christmas)", que oportunamente tive oportunidade de obter. Thanks George!
Mais recentemente, naquilo que foi a sua ultima aparição publica, esteve no Estádio de Wembley ao lado de Beyonce, no dia 9 de Junho de 2009, interpretando em dueto com a cantora americana, o tema "If You Were a Boy" . (Vejam o video aqui)

1 comentário:

glb disse...

Quando os Wham estavam na berra lembro-me de pensar que eram pouco mais velhos do que eu. O George Michael já anda por aí há tanto tempo e só agora completa 47 anos. Mais venho mas não muito mais!