quarta-feira, 29 de junho de 2011

ESPECIAL: "Por Detrás da Máscara"

Em 79, no Japão, os YELLOW MAGIC ORCHESTRA, um dos grupos pioneiros da electrónica, ao qual pertencia Ryuichi Sakamoto, grava e edita no seu álbum "Solid State Survivor", a faixa "Behind The Mask".
O tema que, em 78, tinha servido de campanha para a marca "Seiko", aparece agora com uma letra escrita por Chris Mosdell e "debitada" através de um efeito "vocoder".


Em 1982, a quando das gravações de "Thriller", Quincy Jones mostra o tema dos YMO a MICHAEL JACKSON e este compõe uma letra adicional para o mesmo. Ambos trabalham o tema, de forma a que este fizesse parte do 6º álbum a solo de Jackson. Mas as negociações com os japoneses falharam e o tema ficou de fora do alinhamento final do álbum mais vendido da história.


Poucos anos mais tarde, GREG PHILLINGANES, teclista de Michael Jackson, grava e inclui no seu disco a solo "Pulse", a versão que conjuga o original dos YMO, com a letra adicional de Jackson, numa versão próxima da que foi colocada na gaveta, 3 anos antes.
Consta-se que o próprio M.J. participa nos coros do tema, mas por razões contratuais, tal facto nunca foi declarado.


Também o cantor e guitarrista britânico ERIC CLAPTON, em 1986, inclui no seu álbum "August", uma versão de "Behind The Mask", na qual participa o teclista Greg Phillinganes. Embora não se tenha creditado o tema a Michael Jackson, mas Mosdell sempre afirmou que este recebeu 50% dos direitos do tema.


Em 87, RYUICHI SAKAMOTO, o compositor do original do tema, com a ajuda vocal de Bernard Fowler, regrava o tema. Este aparece também no LP ao vivo de Sakamoto, com o titulo de "Media Bahn Live".


Em 2003, é a vez do projecto de Phil Oakey, os The HUMAN LEAGUE, em conjunto com os YELLOW MAGIC ORCHESTRA, de recriarem o tema, uma vez mais usando a parte da letra escrita, em 82, por Michael Jackson.


Em 2010, um ano e meio após o falecimento de MICHAEL JACKSON, o tema é finalmente disponibilizado ao publico, quase 30 anos depois de ter sido adaptado por MJ.
Para esta nova fase do tema, a vocalista Shanice é convidada a adicionar vozes aos coros, tendo sido usado o "acapella" "beat box" deixados gravados por Michael Jackson. O tema teve agora direito a vídeo e edição em single.

1 comentário:

glb disse...

Só tinha ouvido falar da versão do Greg Philliganes e da do Eric Claptom. Desconhecia totalmente os restantes factos e versões.