quarta-feira, 24 de junho de 2009

"RUSS BALLARD em Portugal"


Dia 26 de Junho, Campo Pequeno, data e local marcado, para o primeiro encontro do público português, com o guitarrista e compositor britânico RUSS BALLARD.
Da década de 80 lembramos-nos certamente, dos temas principais dos discos "Russ Ballard", de 84 e de "The Fire Still Burns", de 1986. Músicas como; "Voices", "I Can't Hear You No More", "The Fire Still Burn", "Hey Bernadette", entre outras.
O LP "The Fire Still Burns" foi muito bem acolhido no nosso país, tendo o disco figurado na tabela de vendas nacional, no conhecido e sempre aqui falado TOP DISCO.
Mas a carreira de RUSS BALLARD começa muitos anos antes. Quer como membro de bandas, como por exemplo os Argent, quer como compositor.
Nesta sua faceta, talvez menos evidente para o grande público, RUSS BALLARD tornou-se um nome de sucesso garantido.
A exemplo dou 3 temas conhecidos de todos nós, que muito possivelmente, não se associam a RUSS BALLARD, mas que são da sua autoria;
- America - "You Could Do Magic"; Frida (Abba) - "I Know There's Something Going On"; Elkie Brooks - "No More The Fool".
Mas poderia dar muitos outros exemplos, uma vez que RUSS BALLARD trabalhou com imensa gente, dos Hot Chocolate, a Agnetha dos ABBA, Rainbow, Kiss, Roger Daltrey dos The Who, Santana, etc... etc... etc...
Mais recentemente descobriu Lauren Harris, a bonita filha de Steve Harris, o baixista dos miticos Iron Maiden. A "menina" já está ai com o seu disco e a acompanhar a banda do pápá, na actual digressão mundial da "dama de ferro".
Mas se recuarmos até 70's e mesmo aos 60's, vamos encontrar novamente, muito trabalho de composição e produção levado a cargo por este artista britânico.
No período a que se dedica este blog, os anos 80, RUSS BALLARD, editou, em seu nome, 4 álbuns;
O regresso aos discos, pós 1985, só aconteceria em 1995, ou seja, 10 anos depois, com a edição do álbum "The Seer".
Mais recentemente regressou com "Book of Love", que o vai fazer passar por Portugal, não só para o promover, mas para recordar com o publico nacional, muitos e bons temas que compõe a sua brilhante carreira.

Sem comentários: