segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RYAN SIMMONS - "Lucky Guy"






[Hansa - 1984]

Antes de se aventurar nos Modern Talking, Dieter Bohlen lançou em single e maxi-single, este "Lucky Guy". O tema acabou regravado e incluído no "1st Album" dos Modern Talking, numa versão diferente, diria mesmo, melhor, onde a vocalização é de Thomas Anders e não de Dieter Bohlen. Bohlen, que neste disco usou um dos seus muitos disfarces, sob os quais se escondeu ao longo de anos e anos de carreira. Aqui encarnava num tal RYAN SIMMONS.
Este não foi o unico disco editado por RYAN SIMMONS, apenas um ano mais tarde, em 1985, editou também "The Night Is Yours, The Night Is Mine", mais um tema que consta no 1º álbum dos Modern Talking.
Para não variar, também a versão dos Modern Talking é muito superior à de Bohlen. Não foi por acaso que ele foi ver de um vocalista para o projecto Modern Talking.
Para saber mais sobre a carreira de DIETER BOHLEN, vejam o post seguinte.

9 comentários:

glb disse...

Gosto bastante do primeiro disco dos Modern Talking. E o "Lucky Guy" apesar de não ter sido single até era dos meus temas preferidos. Sei que havia uma versão que entrou para os "hits des clubs" franceses mas não me lembro de quem era (se calhar até era o RS). Gosto de mais temas mas nunca fui grande fã do "Brother Louie" que foi o único sucesso deles em inglaterra.

Eles estão zangados. Se não me engano a biografia do Thomas Anders referia-se ao Dieter Bohlen como sendo apenas o guitarrista acompanhante dos Modern Talking quando sabermos que o DB era o autor e produtor do grupo.

O DB é juri dos "Idolos" local e é uma super estrela escrevendo e produzindo para esses cantores novatos.

Lembro-me de ter visto um site russo que tinha discos de Steve Benson que era o nome usado por ele nos primeiros singles dos Modern Talking.

Parece que o som de marca dos Modern Talking foi copiado do "Precious Little Diamonds" dos Fox The Fox.

A Isabel Soares é de Avanca e foi uma das concorrentes ao Festival da Eurovisão mas não teve grande destaque. Penso que deve ter tido dois ou três singles. O mercado alemão é grande mas estão sempre a aparecer nomes novos.

http://de.wikipedia.org/wiki/Isabel_Soares

O Dieter Bohlen apareceu conjuntamente num álbum de Mark Medlock que é mais um dos nomes de programas de "castings" num som muito latino que não é do meu agrado.

http://de.wikipedia.org/wiki/Mark_Medlock

Em muitos títulos de canções do Dieter Bohlen vejo associações com discos antigos (por exemplo dos Hot Chocolate) tipo "Geronimo's Cadillac", "Heaven Is In The Backseat Of My Cadillac" ou "My Bed Is Too Big".

Não gostei nada das versões de 90 e actualmente não tenho muita "simpatia" pelos dois.

Ainda prefiro os clássicos dos Modern Talking ou da CC Catch (sobretudo do primeiro álbum).

Há um tema desta última fase que parece um pastiche do "New York Boy" dos Pet sho Boys.

...

glb disse...

O Ryan Simmons foi editado em França em 1985 por isso era capaz de ser a versão que eu conhecia. Como ouvia em onda curta o som não era o melhor. Mas lembro-me que achava ter sido uma boma ideia terem aproveitado o tema. Mal eu adivinhava que era mais um alter-ego do russo dos Modern Talking.

http://www.discogs.com/artist/Steve+Benson

Estava agora a ver o site Discogs e o que não falta são alter-egos:

Art Of Music, Atisha, David Bernhardt, Dee Bass (2), Dieter Bohlen, Fabrizio Bastino, Foolish Heart, Hit The Floor, Howard Houston, Jennifer Blake, Joseph Cooley, Major T., Marcel Mardello, Ryan Simmons

Pela entrada

http://www.discogs.com/artist/Marcel+Mardello

e

http://www.discogs.com/Deutschland-Sucht-Den-Superstar-Fly-Alone/release/1608057

percebe-se que ele anda a reciclar os seus velhos temas nestes discos do "Idolos". Chamem-lhe parvo.

Anónimo disse...

se vires esse documentário que postaram no YouTube terás informação sobre todas essas polémicas dos MT.
Falas de "pastiches" e se conheceres metade do que o D.Bohlen compôs ou produziu verás que aquilo soa sempre a qualquer coisa que já ouviste. Alguns são mesmo descarados. Ouves copias de Backstreet Boys, Britney Spears, Europe, Babyface, Vengaboys, FR David, Hot Chocolate, Culture Beat, 20 Fingers, sei lá, podia ficar aqui o dia todo. e até cópias de temas dele próprio, faz isso ao longo de toda a carreira e esse documentário também mostra isso.
Os 2 primeiros discos da C.C.Catch, na altura, até os achei mais poderosos que os seguintes dos Modern Talking. Mas cá ela passou sempre ao lado. Aliás, o fenomeno MT em Portugal só durou ao 3º album, a partir dai, só uma ou outra radio local passava musica deles.
Ouvi-os e tambem a C.C. Ctach, muitas vezes através da rádio espanhola Cadena SER, que se apanhava onde vivia (Covilhã) no programa que existia na altura que se chamava 40 Principales.
Hoje o "40 principales" é uma estação de rádio, um canal de TV e até uma revista!!

"PRecious Little Diamond" é um dos meus temas "Maxi" preferidos dos 80s. Descobri-o em 83/84 numa cassete pirata, que saia todas as semanas. Chamava-se DISCOTECA e vendia-se em qualquer banca de mercado e nelas todas as semanas apareciam temas que "batiam" nas discotecas.

Já o Rya Simmons, a primeira vez que soube da sua existência, foi num dos primeiros artigos que a Bravo publicou sobre os Modern Talking, onde aparecia o nome Ryan Simmons e o "the Night Is Yours, The Night Is Mine", mas como não entendia peva de alemão, não fazia mínima ideia a que propósito aquilo ali aparecia referenciado. Nem imaginava que era o D.Bohlen, só mais tarde é que soube esses factos.

Anónimo disse...

vê o video do Youtube e vais ver quantos nomes o tipo utilizou!

glb disse...

No primeiro disco da Lucia Moniz o Tozé Brito usou como pseudónimo o nome da esposa.

Que tal ver os créditos deste disco da Bonnie Tyler:


http://www.discogs.com/Bonnie-Tyler-Silhouette-In-Red/release/1384295

Anónimo disse...

tenho esse CD da Bonnie Tyler e os outros que gravou para a editora HANSA todos com participação da equipa que esteve por detrás dos Modern Talking, Blue System, etc...
ou seja, D. Bohlen, Luis Rodriguez (O Brother KLouie verdadeiro) e restante pessoal de estudio.

glb disse...

1-Durante muito tempo associei a voz do coro dos Modern Talking ou CC Catch como sendo o Dieter Bohlen mas a voz não é nada parecida com o que se ouve neste tema (se for a voz dele).

2-Há alguns meses encontrei uma referência ao grupo Systems Of Blue que eram os verdadeiros cantores que estavam nesses temas.

http://en.wikipedia.org/wiki/Rolf_K%C3%B6hler


3-O Carlos Paião falava do play back mas é pior (em termos éticos porque até se ouve bem) casos como Boney M, Den Harrow, Baltimora e outros que são muito anteriores aos Milli Vanilli e em que aparecem pessoas a cantar músicas cantadas por outros. Mas também nunca gostei muito dos Blue System.


4-Ainda há dias ouvi a versão do Luis Manuel do tema "Touch By Touch" dos Joy. Como já escrevei noutro comentário ele tem muitas versões de Modern Talking, Bad Boys Blues. Algumas são mais ou menos de meados de '80. Ele ainda anda por aí no mercado pimba mas não deixa de poder ser interessante, um dia destes, fazer uma pequena referência a ele. Há tempos vi um single do José Malhoa de 1984 ou 1985 e que tinha um tema do Dieter Bohlen ou do Steve Benson até porque ele também escrevia para musicos mais populares.

J.Soares disse...

1- claro que não é a voz do Dieter. foram sempre usadas vozes. Há, ou houve, um caso mesmo em tribunal. Repara:
"One more time, Modern Talking ended, with Köhler and his two colleagues telling the press:
By Mr. Bohlen [...] there was never any sound from his mouth.
Despite Dieter Bohlen denies until today, their label paid them 100.000 german marks to each one.
Their dispute went to the court just because a illegal use of their vocal tracks from Modern Talking as a sample and their digital alteration. Also, their consecutio temporum stayed intact"

2- he studio vocal line up of Rolf Köhler, Michael Scholz, Detlef Wiedeke and (on early albums) Birger Corleis, in addition to Bohlen and Anders, produced the high choruses characteristic of Modern Talking.[12] Köhler, Scholz and Wiedeke later went on to work with Bohlen in Blue System, before joining with songwriter Thomas Widrat to form Systems in Blue. Köhler, Scholz and Wiedeke were never credited on the Modern Talking albums, and eventually went to law over the matter. They received an out of court settlement and Bohlen published a sleeve note for his next release (Obsession, by Blue System), acknowledging the trio's contribution.

3- o frank Fariam (Boney M., Milli, etc...) fez isso quase a vida toda.

4- não conheço esse Luis Manuel. o Malhoa tem um tema chamado "Boneca da Praia" que era um arraso na altura, em termos de som "discoteca", que por cá não se fazia. Foi logo a seguir ao amor de verão.

5- Diz-me uma coisa; tu és o valter do Facebook, não és?

glb disse...

Eu ando pouco pelo facebook. No youtube coloca Luis Manuel...