sábado, 31 de outubro de 2009

BLITZ Especial 25 anos


Já está à venda a nova BLITZ.
Trata-se de uma edição especial, que comemora os 25 anos do projecto, desde os tempos do jornal, até aos dias da revista.
Esta edição comemorativa, está bastante caprichada. Destaque para a capa prateada, em alto estilo.
No interior faz um resumo, não dos 25 anos do/a BLITZ, mas dos 40 anos de musica em Portugal. Para o caso foram eleitos, os melhores discos nacionais das décadas de 60, 70, 80, 90 e 00.

Mas o que mais interessa ao VIVA80's é obviamente a década de 80.
Neste especial é feito um breve apanhado do que foi a década, desde os tempos do "boom", aos tempos do renascimento da MMP.
Na revista são ainda destacados, António Variações, Xutos & Pontapés, Madredeus, Rui Veloso, Rui Pregal da Cunha (Herois do Mar) etc...

Como disse antes, foi feita uma lista dos 40 melhores discos nacionais da década de 80. Nesta nova selecção da Blitz, como em todas as outras, há sempre posições são discutíveis.
Por exemplo, "Ar De Rock", o álbum de estreia de Rui Veloso, aparece eleito como o melhor álbum da década de oitenta!!! É no mínimo, curioso!
O valor do disco é inquestionável, sem dúvida, mas mais pelo que representa, que significou para um movimento e não tanto como obra em si.
Penso que foram feitos muitos outros álbuns, ao longo da década, bem superiores a este.
Na minha opinião, tenho-a há anos e não muda, o melhor álbum nacional dos 80's, foi sem duvida o "Coisas Que Fascinam", dos Mler Ife Dada. Curiosamente também, aparece nesta nova lista da BLITZ, como o 11º melhor álbum da década! O que não deixa de ser estranho!
Mas há mais algumas escolhas e posições duvidosas nessa lista. Como n~~ao poderia deixar de ser.
Mas há uma que não posso mesmo deixar de referir.
Trata-se do álbum "Açucar", dos Afonsinhos do Condado, que aparece mais bem posicionado, que por exemplo o "Mar D'Outubro", dos Sétima Legião, que os "Os Homens Não Se Querem Bonitos" e "Defeitos Especiais", ambos dos GNR, do que o "Cairo" dos Taxi, do que todos os discos dos Radio Macau, alguns do Sérgio Godinho, etc, etc... Acho que só a brincar!!
Mas a edição vale a pena. Até pela comemoração. Pois não é todos dias, que algo ligado à musica, faz 25 anos de existência neste pais.
Comprem, são só 3euro! Vão valer a pena!

2 comentários:

glb disse...

A escolha era limitada (penso que 3 por década) e nestas listas há muitos factores imponderáveis. É mais uma lista a juntar outras que se vão fazendo. Alguns dos nomes da Academia também já não vão aos treinos há algum tempo. Se fosse uma academia que atribuisse prémios todos os anos e que englobasse pessoas válidas no meio musical(quer estejam ou não no activo) poderia ter outra importância. Depois do fim dos Prémios Blitz chegou-se a falar que a AFP iria criar uns prémios mas também não sei se seriam credivéis.

Anónimo disse...

é uma lista. vale o que vale.
houve pré-selecção que deixou de fora discos como "Surrealizar" dos Ban por exemplo, "1Lugar ao Sol" Delfins...enfim!!!
Continuo a achar que o "Açucar" dos Afonsinhos e o Nº1 do Ar De Rock são os mais estranhos