sábado, 12 de dezembro de 2009

USA Nº1 Singles - 1984


Depois de Inglaterra, da Alemanha, chega a vez do maior mercado discográfico do mundo, os ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.
Estes foram 20 SINGLES que tiveram a honra de liderar o USTOP HOT100, no decorrer das 52 semanas de 1984.

07 Jan - P. McCartney&M.Jackson - "Say, Say, Say" (2 sem.)
21 Jan - Yes - "Owner Of A Lonely Heart" (2 sem.)
04 Fev - Culture Club - "Karma Chameleon" (3 sem.)
25 Fev - Van Halen - "Jump" (5 sem.)
31 Mar - Kenny Loggins - "Footloose" (3 sem.)
21 Abr - Phil Collins - "Against All Odds" - (3 sem.)
12 Mai - Lionel Richie - "Hello" (2 sem.)
26 Mai - Deniece Williams - "Let's Hear It For The Boy" (2 sem.)
09 Jun - Cyndi Lauper - "Time After Time" (2 sem.)
23 Jun - Duran Duran - "The Reflex" (2 sem.)
07 Jul - Prince&The Revolution - "When Doves Cry" (5 sem.)
11 Ago - Ray Parker Jr. - "Ghostbusters" (3 sem.)
01 Set - Tina Turner - "What's Love Got To Do With It" (3 sem.)
22 Set - John Waite - "Missing You" (1 sem.)
29 Set - Prince&The Revolution - "Let's Go Crazy" (2 sem.)
13 Set - Stevie Wonder - "I Just Called To Say I Love You" (3 sem.)
03 Nov - Billy Ocean - "Caribbean Queen" (2 sem.)
17 Nov - Wham! - "Wake Me Up Before You Go-Go" (3 sem.)
08 Dez - Daryl Hall&John Oates - "Out Of Touch" (2 sem.)
22 Dez - Madonna - "Like A Virgin" (6 sem.)

O ano abriu com Paul McCartney e Michael Jackson, como os maiores vendedores de 7 polegadas, nas terras do Tio Sam, através do tema "Say, Say, Say", incluído no LP "Pipes of Piece" de Paul McCartney, repetindo a dupla que tinha assinado "The Girl Is Mine", mas no álbum "Thriller" de Michael Jackson.
Estes perderam a liderança para os Yes, com um som totalmente diferente do que tinham praticado nos anos 70, conquistam o Nº 1 com "Owner Of A Lonely Heart".
A 3 de Fevereiro, Boy George e os seus companheiros dos Culture Club assaltam o primeiro lugar com "Karma Chameleon". Este esteve 3 semanas a liderar a tabela, mas acabou destronado por um dos campeões de permanência na liderança. Van Halen e "Jump" alcançaram o Nº1 e por ali se mantiveram 5 semanas, até que Kenny Loggins e o seu dançável "Footloose" correu com eles.
Os filmes estão em alta e Phil Collins, com o tema do filme "Against All Odds", é o próximo a ocupar o "number one" e a mantê-lo 3 semanas.
Estávamos já a 12 de Maio de 1984, quando o ex-líder dos Commodores, Lionel Richie diz "Hello" aos americanos. Essa simpatia rendeu-lhe 2 semanas de liderança e um facto histórico. Pela primeira vez na história da editora Motown, esta estava por fim no Nº 1 do Hot 100.
Mas "Footloose" continuava a fazer estragos e "Let's Hear It For The Boy", tão popular entre os "b-boys" dava a Deniece Williams, o seu único nº1 em toda a carreira.
Atingíamos o meio do ano e Cyndi Lauper achou que era tempo de regressar à ribalta e a menina que só se queria divertir, esteve 2 semanas no topo do top americano com o seu bonito "Time After Time".
Estavamos então no Verão de 1984 e os 5 magníficos de Birminghan, Duran Duran, sob produção de Nile Rodgers levam "The Reflex" ao primeiro lugar do US Top. O tema mais colorido do 3º álbum "Seven and The Ragged Tiger", esteve 2 semanas na liderança até que Prince&The Revolution tomassem conta do lugar com "When Doves Cry". A par de "Jump" dos Van Halen, este foi o outro campeão de permanência na liderança, ou seja, 5 semanas.
Prince é, entretanto, apanhado pelo "caça-fantasmas" Ray Parker Jr. e este protege o lugar durante 3 semanas, nas quais ninguém se atreve a meter com "Ghostbusters".
Só uma poderosa senhora com Tina Turner seria capaz de correr com os fantasmas do primeiro lugar e dar esse merecido posto a "What's Love Got To Do With It". Três semanas foi também o tempo que "miss hot legs" manteve o primeiro lugar, tendo perdido para John Waite, que foi o senhor seguinte, a ocupar o posto com "Missing You", também um Nº1 em Portugal.
Entramos na recta final do ano e a coisa fica mais renhida.
Prince, que continuava a ser um fenómeno capaz de ameaçar Michael Jackson, volta à liderança com mais um tema do álbum e do filme "Purple Rain". Depois de 5 semanas com "When Doves Cry", o musico de Minneapolis está agora no Nº 1 com "Let's Go Crazy".
Mas desta vez a liderança, só dura 2 semanas, porque Stevie Wonder e o tema mais Nº 1 em todo o mundo, de 1984, está instalado no topo do top americano. Afinal, "little stevie", só tinha ligado para dizer que te amo, mas o single de "I Just Called To Say I Loved You", lá ficou a repetir o recado, durante 3 semanas.
A 3 de Novembro de 1984, já lá vão mais de 25 anos, Billy Ocean rouba a posição a Stevie Wonder e o single "Caribbean Queen" foi líder durante 2 semanas. Precisamente o tempo para que os Wham!, George Michael e companheiro, conseguissem "make it big" o single "Wake Me Up Before You Go-Go".
Recta final do ano, mês de Dezembro, 3 semanas depois o single dos Wham! passou à história, agora a dupla intocável é agora Daryl Hall&John Oates, lideres durante 2 semanas com "Out of Touch".
Mas o ano de 1984 não acaba, sem que a pretendente a Raínha da Pop, metesse tudo a um canto e começasse a reivindicar o seu trono. Virgem nestas coisas do ser numero um, depressa se habituaria e depois das 6 semanas, que se estenderam pela entrada de 1985 dentro, que "Like A Virgin" passou no topo do US HOT 100 chart, Madonna passou a ser uma habitué e ainda hoje por aí anda sempre a estreitar o nº1 de vendas, seja em que pais for.

Sem comentários: