sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

BRONSKI BEAT - "The Age of Consent"


[London - 1984]

1. Why?
2. Ain't Necessarily So
3. Screaming
4. No More War
5. Love And Money
6. Smalltown Boy
7. Heatwave
8. Junk
9. Need A Man Blues
10. Bronski Beat / Marc Almond - I Feel Love / Johnnie Remember Me
11. Smalltown Boy (Full 12"-Version)
12. Why? (Full 12"-Version)

A estreia dos BRONSKI BEAT não podia ter sido mais bem sucedida. Depois do fortíssimo single "Smalltown Boy", o trio formado por Steve Bronski e Larry Steinbachek, nos sintetizadores e Jimmy Summerville na voz, brinda-nos com uma obra prima da "synth-pop" e na minha opinião, de toda a música "pop".
O álbum está repleto de excelentes canções, todas elas carregadas de sentimento e de mestria, aquilo que a musica "pop" sabe ser, que mais nenhum outro estilo se aproxima.
No alinhamento do disco, além do já referido "Smalltown Boy", também ele uma obra prima, encontramos mais 3 singles de sucesso; "Why?", "Ain't Necessarily So" e "I Feel Love / Johnnie Remember Me", onde ao grupo se junta Marc Almond, a voz dos Soft Cell, para recriar um clássico de Giorgio Moroder, popularizado por Donna Summer.
Mas o álbum é muito mais que um punhado de singles. Quem deixar de lado todos os preconceitos, não só em relação à temática dos temas, mas também em relação ao facto de muitas das influências do grupo, serem originárias do "disco-sound", encontrarão em "The Age of Consent", uma colheita da melhor safra que a década de 80 nos deu.
Entre temas mais ritmados e dançáveis e outros mais emotivos e calmos, o álbum é uma obra plena, que infelizmente não teve continuidade, devido à saída do grupo por parte do carismático vocalista, Jimmy Summerville.
Nota: A versão CD, da primeira edição do disco, apresenta 2 "bonus-tracks", que são as versões 12 polegadas de "Why?" e "Smalltown Boy". Existe também uma edição mais recentemente, remasterizada, onde foram acrescentados mais alguns temas que faziam parte de "Hundreds & Thousands", um disco de remisturas editado após a saída de Summerville e antes da edição do 2º álbum do grupo.

Sem comentários: