sábado, 9 de janeiro de 2010

JORGE FERNANDO - "Umbadá"






[EMI - 1985]

Depois da participação no RTP-Festival da Canção de 1985, onde a vitória foi dada a Adelaide Ferreira e ao tema "Penso Em Ti(Eu Sei)", tendo ficado em 2º lugar, um horroroso tema chamado "Meu Amor, Minha Dor, Meu Jardim", de uma tal Eduarda, a verdade é o que o verdadeiro vencedor, mesmo que não oficial, foi o JORGE FERNANDO.
Se no concurso ficou em 4º lugar, fora dele, "Umbadá" foi o tema que mais popularidade alcançou, ao ponto de ter figurado na tabela de vendas de singles nacional, algo que nem o tema de Adelaide Ferreira conseguiu.
"Umbadá", alem de facilmente memorizável, tinha também um lado "soul", realçado até pelos 3 acompanhantes negros, à boa maneira "motown", que JORGE FERNANDO levou ao plateau do festival, o qual ajudaram conferir.
Esta foi a fase mais "pop", na carreira do ex-guitarrista de Amália Rodrigues, que teve sequência com o single "Lua, Feiticeira Nua", mas acabou por ser deixada de lado, uma vez que o fado é hoje o segmento em que se move JORGE FERNANDO.
Seja como for, "Umbadá" é um dos temas nacionais mais populares da década de 80 e isso não há quem lhe o tire.

2 comentários:

Unknown disse...

Acabei de ouvir isto na M80 e não me consegui lembrar do nome do cantor :-)

J.Soares disse...

boa!