terça-feira, 19 de janeiro de 2010

TEDDY PENDERGRASS [26/3/1950 - 13/1/2010]


É tardio este post sobre o desaparecimento de TEDDY PENDERGRASS, mas na realidade, só hoje soube do seu falecimento.
Mas como as pessoas não são como os produtos, ou seja, por muito que se lhes queira meter um prazo de validade, nenhum de nós o tem, esta dedicatória do VIVA80s ao cantor negro americano, é mais que devida.
A carreira musical de Pendergrass começou ainda nos anos 70, na altura como membro dos The Cadillacs, mas foi depois da sua separação de Harold Melvin, nos Harol Melvin&The Blue Notes, que TEDDY PENDERGRASS surgiu como artista de pleno direito.
Assinou o seu primero disco a solo em 77, ao qual se seguiram "Life is a Song Worth Singing", em 78, "Live Coast to Coast and Teddy", em 1979, "TP" já em 80 e "It's Time for Love", em 81.
TEDDY PENDERGRASS é então vitima de um grave acidente de viação, e que iria marca-lo para o resto da sua vida. Em resultado desse acidente, ocorrido em 18 de março de 1982, o cantor acabou por ficar paralisado da cintura para baixo e obrigado a viver os seus dias numa cadeira de rodas.
Durante o tempo em que recuperou, desse dia fatidico, a Philadelphia International Records, editora do cantor até então, colocou no mercado mais dois discos. "This One's for You", em 82 e "Heaven Only Knows", no ano seguinte. Ambos incluíam material gravado por Teddy, antes do já referido acidente.
O regresso T.P. aos estúdios, só aconteceu em 1984. Fruto desse regresso às gravações, acabou por surgir nas lojas o álbum " Love Language".
Este disco marcou a estreia de TEDDY PENDERGRASS na Asylum Records e no álbum encontramos o tema "Hold Me", onde Pendergrass divide a vocalização com uma jovem, Whitney Houston, que se preparava para conquistar o mundo."
Durante a década de 80, TEDDY PENDERGRASS gravou e editou mais dois álbuns; "Workin' It Back", em 1985 e três anos depois, "Joy".
Na década de 90 surgiram mais 3 discos; "Truly Blessed", "A Little More Magic" e " You and I", o último álbum de originais gravado e editado pelo cantor.
Ao seu estado, já de si debilitado, devido aos danos sofridos na coluna vertebral, foi-lhe ainda diagnosticado Cancro do Cólon. Foi precisamente devido a uma intervenção cirurgica, realizada para tentar resolver esse problema, e da qual não recuperou devidamente, que TEDDY PENDERGRASS veio a falecer no passado dia 13 de Janeiro, na cidade de Filadélfia.
Foi-se o homem, ficou a sua arte e a sua voz. Rest in Peace.

Sem comentários: