[1987]
Hoje decidi trazer aqui ao VIVA80s uma verdadeira pérola!
De certeza que alguns de vocês se vão recordar desta versão do tema de GEORGE MICHAEL, que rodava nos Cem Mais da RFM, onde, penso, ter mesmo alcançado o topo do Top25.
Trata-se de uma versão, melhor dizendo, de um re-edit, feito pelo produtor nacional José Maria Côrte-Real, exclusivamente para a RFM.
Tudo isto, porque a RFM, à semelhança da BBC, não rodava o original do tema "I Want Your Sex". Facilmente perceptível, a razão que motivava esse boicote da rádio católica portuguesa.
Numa verdadeira técnica de corte e costura, "o espião que veio do frio", José Maria Côrte-Real, transformou o "hit" de GEORGE MICHAEL em "I Want Your Love" e ficou assim garantida a passagem junto do público ouvinte da líder de audiências nacional.
A qualidade sonora do tema não é a melhor. Isto porque foi "ripado" a partir de uma cassete, já bem velhinha, na qual eu gravei o tema directamente da emissão da rádio.
Escusado será dizer, que esta versão nunca foi publicada e o que vocês passam agora a ter possibilidade de ouvir aqui, é um verdadeiro marco e momento histórico da produção e remistura nacional.
5 comentários:
Já estava para dizer num post mais abaixo mas digo agora: não posso com a RFM. Quando me lembro que o Adelino Gonçalves apresentava dezenas de temas novos por mês e hoje em dia apenas há (para todos os programas) um múmero pequeno de novos temas. Para ouvir música antiga prefiro a M80 e não é a minha rádio preferida.
Musicalmente apenas conheço os temas que fez com a Spunky. Há algum tempo encontrei um curriculum dele na net. Parece que tocava congas numa orquesta do Casino Estoril. A última informação que obtive dele foi no programa do Paulo Ferreira de Melo na Rádio Clube. Ele e a mais recente esposa tem uma actividade ligada a astrologia/tarologia ou qualquer coisa parecida. Tinha lançado um livro e deram várias consultas durante a fase em que existiu o programa. Era preciso dizer a data que se tinha nascido, o nome, etc. Apesar de não ligar muito ao tema até gostei dessa colaboração no programa.
Sabia que ele tinha estado na RFM mas não lembrava desse edit. No espaço da RFM que existia no jornal BLitz até lhe chegaram a chamar Navalhadas (ou qualquer coisa parecida) quando estava no ar a novela "Roque Santeiro".
ps: já agora fica uma confidência. Gostei muito dos primeiros episódios do Roque Santeiro mas a partir de determinado momento preferia ver a reposiçaõ do "Fugitivo" que dava na RTP2.
Ele foi o "enviado" da Discoteca, do Adelino Gonçalves, que fazia uma crónica que se chamava "O Espião que Veio do Frio", uma vez que o Zé Maria estava na altura na Suécia.
Só mais tarde é que colaborou na RFM e fez, alem desta "remix" do George Michael, uma dos Herois Do Mar do "Inventor" e ainda outra dos Xutos do "Sou Bom".
Sim também esteve por detrás da produção da Spunky (Maria Paula Monteiro) alem dos Bluff (José da Ponte e Guilherme Inês os mesmo dos Zoom) com o "Mamma Mia" que até aparece num dos Jackpot. Por falar em "Jackpot" também apareceram alguns temas da Nice Tam Productions (Fighters Brigade", "Claudia", "Ligia") e o JMC Corte-Real tb esteve ligado a essa produtora, se bem que esses nomes, ao que parece, foram projectos anteriores à sua entrada, mas ele trabalhou quando este na EMI-VC.
Sobre a RFM e o Adelino Gonçalves, não percebo a relação, o Adelino nunca esteve na RFM foi sempre da Comercial e depois da Rádio Capital e agora da Rádio Marginal, onde penso que se mantêm.
Estava apenas a comparar o que aontecia num programa e o que acontece agora.
Isso foi aflorado aquando do post sobre os "Cem mais". Havia muitos mais temas novos do que existe agora.
Também podia comparar o TNT e a tabela Todos No Top que existe actualmente na Comercial. Ouvi há dias e há um tema que chegou a primeiro e está no Top há mais de 6 meses. É um bom indice de rotatividade!
"Um facto a sublinhar, que contrasta totalmente com a actual postura da RFM, é que a lista dos CEM MAIS era, na realidade, uma lista de 95 temas.
A equipa responsável deixava em aberto 5 lugares para as novidades, que surgissem no mercado no decorrer dessa mesma semana. A ideia era manter a lista, o mais actualizada possivel. Neste "caldeirão", cabiam ainda alguns “flashbacks”, ou seja, temas antigos que mereciam passagem, em jeito de recordação."
sim, por esse lado sem dúvida.
Só estranhei a associação do Adelino Gonçalves com a RFM.
Mas isso é um facto, basta leres umas quantas listagens dos 100Mais que encontras no OVELHOBLITZ e ficarás, como eu fiquei, completamente surpreendido, pois muitos daqueles tipos de temas, hoje, mais de 25 anos depois não tem espaço naquela estação.
Enviar um comentário